X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Idoso e consumo no tempo livre: uma experiência vivenciada em um shopping Center na cidade de Juazeiro do Norte.

Fatima Maria Dantas Pereira1

Benjamim Torquato Junior Neto2

Daricrys Ferreira Belém3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: O presente estudo de investigação sugeriu uma análise das relações existentes entre a vivencia do tempo livre, a apropriação de lugares e o processo de escolha dos idosos para vivenciar experiências de consumo em Shopping Center de cidade do interior, em seu tempo liberado de obrigações. Essa relação de desfrute dos idosos se dar a partir das expectativas que o mesmo desencadeia ao frequentar, na tentativa de se apropriar de um ambiente aparentemente tranquilo, seguro e idealizado para o seu conforto e bem-estar. No momento em que o idoso decide, no período liberado de suas obrigações corriqueiras, vivenciar experiências de relações sociais, consumo e liberdade, evocando para tanto os signos e significados que justificam essas vivencias, entendemos com isso a importância da escolha do shopping center como local de apropriação. A questão norteadora da investigação aponta para o seguinte questionamento: para você, o que o motiva a vivenciar seu tempo livre em Shopping Center ? Objetivo: O referido estudo teve como objetivo investigar e relatar o que motiva o idoso a apropriar-se do seu tempo livre para vivenciar experiências de consumo em Shopping Center na cidade de Juazeiro do Norte , Ceará . Metodologia: Pesquisa com uma abordagem qualitativa e o método utilizado foi a análise do discurso do sujeito. A amostra foi de 35 idosos e o critério de inclusão utilizado foi ter idade igual ou superior a 60 anos, ser um frequentador do Shopping, indo ao mesmo pelo menos três vezes por semana. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevista com roteiro semiestruturado . O método do discurso do sujeito foi a ferramenta utilizada para organização e análise dos dados. A referida análise ancorou-se no estilo de vida do idoso, juntamente com os estudos sobre os modos de vida na contemporaneidade e da forma de apropriação, por parte do idoso, para com o seu tempo livre e direcionado para o consumo em shopping Center . Conclusão: Os resultados mostraram como fatores de maior preponderância, a segurança existente no ambiente, o convívio social entre pessoas da mesma faixa etária, a tranquilidade de ter “tudo” de que necessita em um só lugar e a possibilidade de poder se apropriar de um ambiente onde se vivencia o consumo, a cultura e o lazer. Esses resultados nos possibilitaram a fazer uma aproximação dos conceitos de consumo, de apropriação de lugares, idoso e Shopping Center no processo de vivência do seu tempo livre .

Palavras-Chave: Consumo, Idoso, Shopping Center

4. Orientador, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR