X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO (TI) E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS CAUSADOS NAS ORGANIZAÇÕES.

Evelinny Soares Batista1

Maria Aline Belo da Silva2

Fabrício Carneiro Costa3

Introdução: As organizações são consideradas sistemas que interagem com seu ambiente, por meio de seus Sistemas de Informações (SI). Estes, por sua vez, fazem uso de dados tanto internos como externos. O ambiente, com seus componentes, influencia a organização, determinando suas características sob diversos aspectos, tais como estruturais e tecnológicos. A Tecnologia de Informação (TI) é mais um dos componentes ambientais e, portanto, geradora de impactos nas organizações. O gerenciamento destes impactos (ou problemas) é um desafio aos gestores de TI, uma vez que eles precisam agir para minimizá-los ou mesmo para resolvê-los. A crescente competitividade no mundo dos negócios está desafiando todos os administradores, o país atualmente estar passando por uma grave crise financeira de âmbito político-social, o que tem afetado principalmente a situação de pequenas e médias empresas. É por isso que se torna fundamental a adoção de ferramentas que auxiliam no crescimento ou até mesmo na sobrevivência dessas empresas no mercado. A TI vai permitir uma descentralização do poder nas tomadas de decisões, uma vez que ela aumenta as relações entre todos os setores da empresa, criando uma democratização da informação; elimina em parte a burocratização do trabalho e a diminuição do volume de papéis, possibilitando assim que as decisões ocorram mais rapidamente. No entanto, a implantação da TI pode gerar mudanças na cultura da empresa, no seu clima organizacional e nos processos que ela já utiliza. Essa adoção normalmente causa grandes impactos na organização, principalmente porque muitas situações que ocorrerão serão novidades e os gestores deverão estar preparados para lidar com elas. Este trabalho justifica-se no intuito de abranger um estudo sobre a adoção da TI na administração, visando diagnosticar quais os impactos que essa implantação pode causar. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização da tecnologia da informação enquanto ferramenta competitiva para os negócios e quais os impactos ela pode ocasionar, especificamente buscando mostrar que a organização deve saber usufruir das ferramentas estratégicas que a TI proporciona, mas também saber que existe um lado negativo e que podem afetar a todos envolvidos na organização. Metodologia: Utilizou-se da modalidade qualitativa e descritiva, com a técnica de pesquisa bibliográfica. O referencial teórico desta pesquisa construiu-se ancorado na pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, selecionando algumas categorias-chaves, como organização, vantagem competitiva, sistemas de informação (SI) e tecnologia da informação (TI). Conclusão: As organizações podem enfrentar muitas dificuldades ao adotarem a TI nos seus processos, como à resistência por parte dos funcionários, indicando falta de treinamento e explicação prévia à implantação dos benefícios que seriam trazidos nas atividades rotineiras, a cultura tradicional da empresa em realizar suas tarefas; logicamente a mudança implica no receio de que ocorreram alterações no modo operacional. Destaca-se que as empresas estão considerando como a TI pode ser útil como uma ferramenta estratégica para se conseguir vantagem competitiva. Como benefícios da adoção podemos citar a melhoria de compreensão das funções produtivas, principalmente no aumento da satisfação dos clientes, melhoria de controles (redução no excesso de operações e aumento de continuidade), em face de uma maior velocidade de resposta. Em trabalhos futuros sobre esse estudo, deverão ser desenvolvidos pesquisas qualitativas e quantitativas para se identificar e comparar os resultados da implantação da TI em empresas de portes e localizações diferentes. A TI deve ser encarada coma um fator estratégico em relação às mudanças do negócio. Por isso, é preciso que cada empresa possa desenvolver um tipo de abordagem único, que esteja sempre em desenvolvimento.

Palavras-Chave: Sistemas de informação., Tecnologia da informação., Organização

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DAS AMÉRICAS