X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

JUVENTUDE EM FORMAÇÃO

Nádia Barreto Gomes1

Letícia Moreira Torres2

Daiana Viana Feitosa Castro3

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz4

Introdução: Sem exercitar o senso crítico, reanimar a mística combativa e elaborar projetos que visem despertar na juventude do nosso município o gosto pelo ativismo político, continuaremos à mercê da hegemonia ideológica do neoliberalismo. Em um cenário de centralização-concentração do capital, de crises cíclicas baseadas na contradição superprodução-subconsumo, de exclusão social e depredação ambiental, faz-se mister instrumentalizar e formar jovens ativistas de um quadro teórico que os permita desmistificar os dogmas, liberando, por conseguinte, as mentes e os corações da nossa juventude vítima da violência material e simbólica do capitalismo neoliberal. Acreditamos que é preciso conhecer para transformar. Se queremos mudar o Brasil, então, nossa formação tem que ter como eixo principal o conhecimento mais profundo possível da realidade social em nosso país, em suas conexões com o mundo, como condição necessária para discutir as várias interpretações, construir propostas sobre a realidade e sua transformação. Objetivo: Oferecer aos adolescentes e jovens das diversas regiões de Quixelô, a inserção em espaços de formação política, práticas esportivas e atividades de lazer, que possibilitem um amadurecimento intelectual e reflexivo ao público em questão, a fim de que os mesmos compreendam seu papel político e social enquanto sujeitos do meio.Será feita uma aproximação da juventude com movimentos sociais, comunitários e grêmios estudantis para que sejam desenvolvidas suas potencialidades e identidades socioculturais.Além disso, será oferecida uma aproximação com letras e conteúdos musicais alternativos, almejando o despertar para períodos históricos brasileiros de luta popular. Metodologia: O projeto será desenvolvido no município de Quixelô, em 03 pólos e em 06 Núcleos. Os pólos são em escolas municipais que se encontram com uma estrutura adequada, para a realização de todas as atividades prevista no projeto, com salas amplas, cantina, pátio, quadras esportivas em ótimo estado de conservação, fornecendo assim conforto e segurança para todos os participantes. O projeto atenderá adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, tanto da sede, quanto da zona rural do município acima citado.Deverão ser criados ambientes de interação e socialização, rodas de conversas e espaços de discussão, utilizando os equipamentos públicos e sociais dos parceiros envolvidos ou ainda espaços privados, devidamente cedidos para essa finalidade, que comportem as atividades. O Projeto será desenvolvido, preferencialmente, no período de 25 de setembro de 2017 a 25 de agosto de 2018, atendendo as datas para as formações dos polos desejados. Logo, a construção dos grupos se dará por meio de reuniões e processos de mobilizações sociais nas diversas localidades do município de Quixelô. Desse modo, será feito uso da pesquisa-ação que favorece as discussões da realidade vivida. Conclusão: O projeto de formação política Juventude em Formação está na fase de visitas, cadastros e divulgações, nos 03 pólos e 06 núcleos onde será desenvolvido. Esperamos que ao final do projeto, a juventude quixeloense, possa adquirir a capacidade de participar ativamente das discussões à cerca da política e da cidadania, pois, consideramos que os jovens são protagonistas do processo formativo. Buscamos incorporar a noção de que o educador é também um educando.A formação irá contribuir para multiplicar nossa capacidade de formular e implantar políticas que vinculem o local, setorial de imediato com o nacional, histórico e estratégico.

Palavras-Chave: Juventude, Política, Formação

4. Orientador, Doutorado (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB