X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

A Importância do Marketing na Administração de Empresas em Época de Crise

Evelinny Soares Batista1

Renata Adna Alves Lima2

Rosimeire Ribeiro Lima vital3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: Perante a atual crise econômico-financeira, impõe-se a necessidade de haver uma maior reflexão sobre todas as áreas e fatores que direta ou indiretamente, podem promover a recuperação econômica e a estabilidade do país. As principais intervenções nesse sentido deverão incidir sobre as empresas, pois são estas os grandes motores do desenvolvimento econômico e social da nação. A globalização e os avanços tecnológicos exigem que as empresas tenham uma grande capacidade de adequação, para garantir uma maior vantagem competitiva, devido às rápidas alterações que ocorrem em todos os âmbitos. Por causa disso estratégias de marketing devem ser utilizadas para oferecer inovação, desempenhando um papel importante neste caminho de mudanças. No entanto, verifica-se que o marketing é frequentemente negligenciado em nome de uma contenção orçamental. Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 4) "O marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtém o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros”. Por tanto, o marketing é uma ferramenta que intensifica essa relação entre cliente e organização, gerando lucro para a empresa e satisfazendo a necessidade do indivíduo O planejamento de marketing se faz importante, pois pode ser considerado parte fundamental no caminho ao qual a empresa quer seguir, de acordo com suas diretrizes estabelecidas previamente. Para se fazer um bom processo do projeto se faz necessário avaliar primeiro quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a empresa. Fazendo a análise do segmento e do produto e ver quais são as capacidades do negócio. Nesse sentido, esse trabalho justifica-se para mostrar a importância que quem empreende ou está no mercado à frente de um negócio não pode deixar de implantar ou manter atividades voltadas para o marketing, ainda mais com a atual oscilação que o mercado está vivenciando. Objetivo: O objetivo geral é mostrar a importância do marketing para a empresa. Especificamente expondo sobre como a elaboração de um plano de marketing auxilia as organizações em tempos de crise. Metodologia: Utilizou-se da modalidade qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. O referencial teórico desta pesquisa construiu-se ancorado na pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, selecionando algumas categorias-chaves, marketing, a sua importância nas empresas e como usá-lo em época de crise para se ter um aumento na sua lucratividade. Conclusão: A partir do momento que sabemos o que é marketing e da sua importância nas empresas, começamos a ver de forma diferente e bem mais ampla as vantagens que ele traz a organização. Com a crise que o país passa está ocorrendo uma mudança do comportamento dos consumidores, sendo este um dos principais desafios que os gestores têm que tentar superar. Essa análise mostra-se essencial para delinear o conjunto de estratégias a aplicar. O marketing apresenta-se como uma importante ferramenta, no combate às dificuldades que surgem para a organização, através da correta aplicação das suas ferramentas. É o melhor instrumento para ser utilizado na divulgação da empresa, dos produtos e dos seus produtos e serviços. Em termos de perspectivas futuras, considera-se que há um especial interesse em estender esta investigação à realidade das micro, pequenas e médias empresas, na medida em que desempenham um papel central na economia, constituindo uma importante fonte de inovação e emprego. Podem ser várias as estratégias aplicadas, não havendo uma receita a seguir, o sucesso vai depender da correta aplicabilidade à realidade de cada empresa.

Palavras-Chave: Marketing, Administração, Ferramentas Estratégicas

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Especialização (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR