X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Clima Organizacional na Administração Moderna das Empresas Privadas como Fator Primordial para Motivação dos Colaboradores.

Evelinny Soares Batista1

Hommel Pinheiro Lima2

Fernando Iarlley do Nascimento Lopes3

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro4

Introdução: O presente trabalho enfoca alguns aspectos sobre a importância do clima organizacional na administração moderna dentro das empresas privadas. Sendo este o foco de estudos específicos que dominam o problema do clima organizacional na empresa, constituindo-se de um importante instrumento a ser utilizado na busca dos objetivos estabelecidos. Com isso, as constantes transformações das relações humanas passaram a ser observadas, bem como a necessidade de mudança do ser humano por melhores condições de vida. A partir daí a gestão tem aliado as referidas necessidades ao incremento dos resultados organizacionais com a qualidade e o bem-estar do capital humano, percebendo-se, dessa forma que tal elo trazia melhorias significativas aos resultados da empresa. O clima organizacional, segundo Chiavenato (2008), está relacionado intensamente com o grau de satisfação dos colaboradores no ambiente interno da organização. Quando a motivação dos colaboradores fica elevada o clima motivacional também se eleva. Contudo, quando o contrário ocorre, seja por baixa motivação, frustações ou até mesmo por barreiras que impeçam a satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a diminuir. As transações interpessoais e o clima organizacional vêm se tornando essenciais atualmente, valorizar o capital humano faz com que a empresa melhore na sua capacidade produtiva e tenha mais vantagens frente a concorrência. Ou seja, o clima pode influenciar tanto o que ocorre dentro da empresa, seus processos, como também determinar o comportamento de todos os envolvidos. Face ao exposto, este trabalho justifica-se no intuito de abranger ao estudo do clima organizacional, visando diagnosticar e propor ações para melhor desempenho das atividades da organização, objetivando maior produtividade. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal identificar a importância do clima organizacional dentro das empresas privadas, especificamente analisando quais os fatores que afetam e, tendo como resultante, uma melhoria no desempenho dos colaboradores. Metodologia: A técnica de pesquisa utilizada é o estudo de caso. Segundo Dencker (2000), o estudo de caso nada mais é, que o estudo profundo e exaustivo de objetos e situações determinados, permitindo o conhecimento e profundidade dos processos sociais. A pesquisa foi realizada na Empresa X (nome fictício) do setor funerário, foram entrevistados 19 funcionários. Os dados foram coletados através de questionários contendo 20 perguntas diretas, com as opções de resposta “sim”, “não” e “às vezes”, e 02 perguntas abertas, que foram respondidas livremente. Os dados foram organizados, tabulados e analisados utilizando-se da porcentagem como medida matemática para medi-los estatisticamente e comparar os valores obtidos. Conclusão: A partir da análise dos dados obtidos na pesquisa de clima organizacional realizada, foi possível observar que, de modo geral os colaboradores se mostraram satisfeitos com a organização e afirmaram sentir orgulho de trabalhar na empresa, quando perguntados sobre os fatores que mais motivam os funcionários, o fator predominante apontado foi o pagamento em dia do salário, seguido por oportunidade de crescimento, bom relacionamento e o gostar do trabalho que realizam. Sendo que a carga horária de trabalho foi considerada o principal fator de desmotivação. Sendo assim as empresas precisam investir cada vez mais na melhoria do Clima Organizacional, adotando práticas de gestão abertas e transparentes que privilegiam o capital humano. Para tanto, a gestão da empresa precisa ser reformulada, adotando ferramentas modernas de relacionamento. Os resultados da pesquisa mostram apenas como os respondentes se sentiam em relação às questões abordadas no momento da aplicação do questionário, o que pode variar de acordo com diversos aspectos, inclusive o período em que os dados foram coletados. Porém, a formação do clima organizacional é um processo contínuo, já que tanto as pessoas quanto o ambiente se modificam, assim como suas necessidades.

Palavras-Chave: Clima Organizacional, Gestão de Pessoas, Empresas Privadas

2. Co-autor, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR