X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

O papel das empresas juniores no desenvolvimento dos jovens universitários e o fomento do empreendedorismo

Victória Clarice Santos Lima1

Larissa Ferreira Vieira2

Suelena Ferreira de Oliveira3

Introdução: As empresas juniores são entidades civis as quais, em grande parte, não possuem fins lucrativos; formadas pelos próprios estudantes universitários atendem a clientes reais, que englobam desde pessoas físicas, da comunidade, a pessoas jurídicas. Estas são quase na totalidade, empresas de micro, pequeno e médio porte. Segundo o CNEJ - Conceito Nacional de Empresa Júnior o qual dispõe no seu Artigo 1º que as Empresas Juniores: São constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo (CNEJ, p. 1). As Empresas Juniores desenvolvem um rol de competências e habilidades, em seus discentes, que o mercado de trabalho exige atualmente, além de incrementar atitudes necessárias para atuação no mercado de trabalho e de capacitar o aluno de modo a torná-lo um possível empreendedor. As empresas juniores não trazem consigo apenas vantagens para os alunos, elas possibilitam a capacidade de obtenção de vantagens tanto como para a instituição tal como para órgãos externos à esta, ao passo que são desenvolvidos os projetos com fim de aprendizado e alavancagem das habilidades e competências do jovem universitário. Conforme Periard (2011) São três viés que estas empresas se propõem a atender. Os quais: os alunos, que se beneficiam a partir da contemplação de experiências e práticas que permitirão melhor bagagem acadêmica para o mercado de trabalho; as empresas, recebendo soluções com excelência e perfeição, ao ver que os trabalhos são realizados com supervisão de professores, além de pequeno ou nenhum custo para obtenção destas; e a instituição de ensino, que com o bom trabalho realizado pelos membros, agrega a sua imagem o desempenho dos seus alunos, e fortalece o marketing de seu nome, permitindo que este circule com maior intensidade, desenvolvendo novas parcerias e captando mais estudantes. Objetivo: Geral: -Evidenciar a relevância de participar de uma empresa júnior no desenvolvimento profissional e pessoal do jovem universitário. Específicos: -Definir empresa júnior; -Relatar as vantagens para os três lados atendidos pela empresa júnior: estudantes, empresas, e instituições de ensino; -Explanar sobre possibilidades de alavancagem profissional dos jovens participantes; -Relacionar o engajamento dos alunos nas empresas júnior à prática empreendedora. Metodologia: Esta é uma pesquisa de cunho exploratório, método de pesquisa bibliográfico, o qual permitiu o estudo do tema abordado a partir da explanação de conceitos e definições de autores sobre empresas juniores; demonstração dos benefícios encontrados pelos jovens membros destas, assim como para a instituição a qual estes estão inseridos e relacionação do ingresso dos jovens do ensino superior a atividade empreendedora. A partir da análise desses pontos se tornou possível verificar a importância para o jovem de filiar-se a uma empresa júnior em seu desenvolvimento interpessoal e aquisição de características empreendedoras posteriores. Conclusão: O presente estudo viabiliza um melhor entendimento sobre a relação existente entre o engajamento dos jovens universitários nas empresas juniores, e a importância dessa atividade ao seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Levando em consideração, a apuração de características empreendedoras por meio da visualização do mercado por estes jovens, paralelamente ao âmbito educacional, permitindo a captação de novos conhecimentos obtidos fora da sala de aula, aumentando consideravelmente as competências e habilidades, quando comparados a jovens que não participaram de empresas como estas.

Palavras-Chave: Empresas juniores, Desenvolvimento profissional, Empreendedorismo

3. Orientador, Graduação (Concluído), Universidade Federal Rural de Pernambuco