XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Empreendedorismo Familiar: como esse modelo de gestão pode afetar a empresa.

Suzana Siebra Alves Campos1

Piedley Macedo Saraiva2

Introdução: Os empreendimentos familiares possuem grande relevância no cenário mundial, tanto no setor econômico que afeta diretamente a elevação do PIB, como socialmente para geração de empregos diretos. Este assunto vem sendo abordado com grande ênfase no mercado brasileiro, pois 90% das empresas ativas no Brasil são familiares e contribuem para o crescimento do país. Toda e qualquer empresa está sujeita a ameaças que ocorrem diariamente no mercado, sejam elas politicas, econômicas, saciais ou tecnológicas que influenciam diretamente na execução de suas atividades. Já as empresas familiares estão sujeitas a ameaças entre si, que atinge não só o desempenho da empresa, bem como a convivência familiar, envolvendo questões financeiras, de gestão e sucessão. Mediante essas particularidades as empresas familiares apresentam certas vantagens como a lealdade e total compromisso com o negócio, que podem resultar no crescimento significativo. Mas também há desvantagens que caso não sejam geridas de forma correta podem levar a empresa a falência. A problemática do presente artigo teve origem com a seguinte indagação: qual a influência da gestão familiar nos novos negócios? Partindo deste pressuposto, pois os negócios ao se iniciarem, em sua maioria, são gerenciados por familiares, através desta pesquisa buscou-se identificar se este modelo de gestão é viável. Objetivo: O objetivo geral do presente artigo baseia-se em identificar a influência familiar na gestão do negócio e como elas podem afetar seu desempenho no mercado. Os objetivos específicos serão entender o conceito de gestão familiar, identificar organizações que possuem gestão familiar e avaliar a influência do modelo de gestão no negócio. Metodologia: O estudo em questão será realizado através de pesquisa exploratória bibliográfica de abordagem qualitativa. Exploratória, pois busca o maior número de informações possíveis, facilitando a compreensão do tema com intuito de mensurar dados obtidos em entrevistas com quatro empresas situadas na região CRAJUBAR, que se enquadram no tema abordado, com pretensão de identificar as principais dificuldades em gerenciar o empreendimento. E de cunho bibliográfico, pois serão utilizados diversos conceitos como forma de embasar a fundamentação teórica e evidenciar as principais características das empresas familiares. Conclusão: Deste modo, podemos concluir diante dos resultados obtidos na pesquisa realizada em quatro empresas da região CRAJUBAR, foi possível identificar que todas estão no segmento do varejo e possuem em evidência a gestão familiar onde as dificuldades de gerenciar o negócio estão atreladas a delegação de tarefas, centralizando informações que dificultam no melhor fluxo de trabalho, como também a sucessão de cargos, já que sua terceira geração (filhos e netos) não têm pretensão de assumir a empresa futuramente. Portanto, as empresas familiares são empreendimentos viáveis, sim. No entanto torna-se necessária uma gestão com planejamento estratégico voltado a descentralização do poder e um planejamento direcionado a sucessão da empresa no mercado.

Palavras-Chave: Empresas familiares, Gestão familiar, Organizações

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo