XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Casas Ecológicas: uma moradia sustentável.

Fernanda Nunes de Queiroz1

Ana Livia Taveira Ribeiro2

Dagianne Milena Gondim Matias3

Janeide Ferreira Alencar de Oliveira4

Introdução: Baseado na ideia de sustentabilidade, sabendo que as construções tradicionais têm enormes impactos sobre o meio ambiente, tanto durante a obra, quanto depois em seu funcionamento, e que o mundo está passando por inúmeros problemas ambientais, devido ao uso excessivo de recursos naturais finitos, como desmatamento, crise hídrica, entre outros. Pensando em mudar essa mentalidade arcaica, as casas ecológicas surgem com intuito de estabelecer uma relação harmônica entre o homem e o planeta terra. Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo principal retratar novamente, e de modo diverso, esse tema na busca pela conscientização das pessoas de modo a adotarem medidas sustentáveis para construção de casas ecológicas. Com isso propagar o conhecimento sobre materiais, sobre quantidade de pessoas qualificadas e, principalmente, sobre a média de preço para essas construções, que é a grande preocupação da sociedade, pois, na maioria das vezes, o valor é mais importante que o bem estar e que a preocupação com o meio ambiente. Metodologia: Com a utilização de pesquisas teóricas e estudos bibliográficos pode-se notar o quanto esse tema é trabalhado na atualidade e o quanto se discute sobre ele tentando amenizar os problemas ambientais presentes e evitar os futuros do nosso planeta. Esse estudo mostrou o quanto essa construção sugerida atualmente diminuirá esses impactos ambientais. A construção de casas sustentáveis faz com que as necessidades sejam supridas com uso de recursos renováveis e soluções sustentáveis, contribuindo diretamente para uma melhor qualidade de vida e recuperação do planeta, para que as gerações futuras possam ser educadas com uma cultura de sustentabilidade e viver de forma harmônica com o ambiente. Conclusão: Percebeu-se que o auto custo dessa construção se dá pela baixa demanda em busca por materiais verdes pouco poluentes e não tóxicos, e a mão de obra qualificada para esse serviço, assim elevando o valor quando comparado às construções convencionais. Se conseguíssemos a conscientização da população para adotar esses métodos, os custos viriam a diminuir, já que os materiais seriam mais utilizados e a mão de obra qualificada mais procurada, fazendo com que os preços diminuíssem, pois teria uma significativa demanda e acessibilidade a todos. Não pensando apenas no valor significativamente investido, retornaria em médio prazo, devido à utilização dos recursos naturais renováveis, como o sistema de capitação de água, o de capitação de energia solar, entre outros, trazendo para toda a população presente e futura uma melhor qualidade de vida, que poderia usufruir das maravilhas do meio ambiente.

Palavras-Chave: Economia, Sustentabilidade, Preservação

4. Orientador, Doutorado (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA