XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

Motorização em Juazeiro do Norte

David Cruz Alves1

Mônique Alencar Furtado2

Philipe Leandro Oliveira Alves3

João Evangelista Dantas dos Santos4

Introdução: O crescimento urbanístico desenfreado aliado a ausência de um planejamento público adequado causa impactos em diversos setores urbanos, inclusive à mobilidade e acessibilidade, como também ao meio ambiente da região. O congestionamento recorrente contribui com os atrasos nas viagens, com a poluição atmosférica e sonora, para o estresse, e no aumento do número de acidentes de trânsito. A cidade de Juazeiro do Norte tem uma população estimada de 270 mil habitantes, com uma frota de 109 mil veículos, implicando que existem 180 veículos a cada mil habitantes (excluindo veículos sobre 2 rodas, que aumentaria esse valor para 400), e isso é refletido nos atuais problemas relacionados ao tráfego existentes na cidade. Objetivo: Com base no contexto apresentado, o presente trabalho tem como objetivo a análise dos fatores socioeconômicos que influenciam expressivamente para o agravamento dos problemas de urbanização e do sistema de transporte da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologia: A pesquisa foi realizada com base em dados sociais e econômicos da cidade, bem como da analise bibliográfica da temática, compreendendo a relação de cada um dos fatores e variáveis identificados quanto aos problemas urbanísticos e dos sistemas de transporte. Conclusão: O PIB indica o poder aquisitivo de uma região sendo este um dos principais motivadores do crescimento da frota veicular, bem como dos demais problemas associados a urbanização, sendo a primeira hipótese a ser verificada neste estudo, pois tendo o PIB crescido 365% em 10 anos, a frota veicular cresceu em 235%. Em contrapartida, o crescimento populacional do município foi de apenas 14% dentro do intervalo de tempo analisado. As análises prévias estatísticas de correlação entre a frota veicular e o PIB indicaram que existe uma correlação muito forte entre as duas variáveis analisadas, no valor de 0,9929, no entanto quando confrontado com a porcentagem de crescimento referente aos estabelecimentos e à população, percebe-se que o crescimento do PIB pode estar direto ou indiretamente dependente de variáveis não conhecidas. Para entendimento e compreensão dos diversos problemas de urbanização e dos sistemas de transportes, faz-se necessária a identificação das variáveis e dos elementos inerentes ao estudo, uma vez que tais informações são relativas a cada região estudada. A formulação da hipótese levantada, parcialmente justificada pela análise estatística realizada previamente, apontam que as variáveis utilizadas são totalmente dependentes, mas não fundamentam a evidência do baixo crescimento dos seus índices econômicos e demográficos. Por isso, esta pesquisa propõe-se a levantar variáveis e elementos, diretos e indiretos, dos índices socioeconômicos para entendimento do processo de urbanização e dos problemas relacionados aos sistemas de transporte.

Palavras-Chave: Planejamento de transporte, Mobilidade, Urbanização

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC