XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

APLICABILIDADE DO SIG PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ROTA ACESSÍVEL NO ENTORNO DAS IGREJAS DA MATRIZ E DO ROSÁRIO EM BARBALHA, CE

Ana Raquel de Macêdo Leite1

Giovanna Garcêz Freire2

Introdução: O crescimento e desenvolvimento de Barbalha se deram no entorno da capela de Santo Antônio, fundada nas terras de Francisco Magalhães Barreto e Sá, construída em 1778. Posteriormente, passou a ser considerada vila e foi então desmembrada do Crato, tornando-se cidade em 1876. Localizado na Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará, o município é conhecido pelo seu patrimônio cultural e apresenta considerável número de edificações históricas (séculos XVIII e XX) que permanecem preservadas. Barbalha realiza a maior festa de Santo Antônio do Ceará onde acontece o ritual do pau da bandeira, patrimônio imaterial do Cariri e que se encontra em processo de registro pelo IPHAN para então tornar-se patrimônio cultural brasileiro. A cidade recebe vários visitantes anualmente, principalmente em junho, por conta da festa do seu padroeiro. Além do tradicional carregamento do pau, diversos grupos regionais se apresentam, como maneiro-pau, penitentes, reisados e quadrilhas. Aliado ao cunho religioso, Barbalha também é referência pela presença de balneários com fontes naturais; Floresta Nacional do Araripe; grandes hospitais, como o São Vicente de Paulo e o Santo Antônio e UFCA, campus Medicina. Objetivo: Elaborar um diagnóstico acerca da acessibilidade em um trecho do centro de Barbalha. Objetivos específicos: contribuir com o projeto de uma rota acessível no entorno das igrejas da Matriz e do Rosário, além de promover a qualidade de vida dos seus habitantes e turistas. Metodologia: Por ser de natureza aplicada, este trabalho visa detectar os problemas relativos à acessibilidade e posteriormente propor uma intervenção. A problemática foi abordada de formas quantitativa e qualitativa, por meio do levantamento e posterior diagnóstico. A pesquisa é de cunho explicativo, com levantamento de dados que justifiquem a ocorrência do fenômeno. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o trabalho se embasa em fontes primárias e secundárias, aplicado a um caso particular. A metodologia constituiu na identificação e caracterização da área de estudo. Escolheu-se a área onde será realizada a análise, levando em consideração a presença de edificações históricas. O segundo passo foi compor um levantamento das barreiras encontradas no trajeto, além da identificação da presença de espaços públicos, equipamentos urbanos e habitações, usando o ArcMap como ferramenta principal para o desenvolvimento. Posteriormente foi proposto uma rota acessível. Conclusão: Tal recorte espacial foi escolhido por possuir grande fluxo de pedestres, uma vez que possui diversos equipamentos urbanos e espaços públicos. Escolas, faculdade, hospitais, posto de saúde, farmácias, igrejas e praças são alguns exemplos dos usos presentes no trecho. O trajeto inicia na Rua Divino Salvador, nas imediações da UFCA (Ponto de ônibus). Segue pela Rua Major Sampaio, passando pela Igreja do Rosário e pela Praça Dr. João Figueiras Teles, conhecida por Praça Brasília, até chegar no Hospital São Vicente de Paulo. Seguindo pela Avenida Coronel João Coelho chega-se a Rua Neroly Filgueira por meio da Rua Pero Coelho. Vira na Rua da Matriz, passando pela Igreja da Matriz e pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima. Continuando na Rua da Matriz, no sentido contrário, chega-se à Rua do Vidéo até novamente passar pela Igreja do Rosário e dobrar na Rua Sete de Setembro, finalizando o percurso. A proposta da rota acessível contribui para a renovação do centro garantindo o direito a cidade para todos, melhorando a sua acessibilidade e mobilidade e promovendo a cidadania. No geral, as barreiras arquitetônicas e urbanísticas são os maiores obstáculos físicos encontrados, e suas eliminações torna o trajeto mais acessível. Contata-se que a proposta apresentada, mesmo sendo por meio de pequenas intervenções, pode conferir autonomia, conforto e segurança para quem transitar na cidade e assim conhecer e conservar seu patrimônio histórico.

Palavras-Chave: Patrimônio Histórico, Acessibilidade, Intervenção

2. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ