XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

O uso do SIG como ferramenta de conservação do Patrimônio Histórico: Tipologias habitacionais na rota do Pau da Bandeira, Barbalha - CE.

Fabiana Teles de Souza1

Giovanna Garcêz Freire2

Introdução: O tombamento é uma das possíveis iniciativas à preservação de bens culturais na medida em que impede legalmente a sua destruição e descaracterização. Este procedimento, quando relacionado ao patrimônio histórico e cultural de uma cidade, é desenvolvido em anos de pesquisa bibliográfica e de campo. Em 2015 Barbalha passou por este processo de pesquisa: foi então elaborado um dossiê para que a festa municipal do Pau da Bandeira de Santo Antônio entrasse para a lista de tombamento federal. Como resultado, a cerimônia foi então reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As edificações do passado somadas à morfologia atual da rota e as habitações contemporâneas oferecerem resistência às influências recentes na arquitetura e no urbanismo. Contudo, características recentes, tais como sede de empresas locais, instalações de serviços e comércio, impostas no percurso fazem com que as pessoas frequentem e usem o trajeto em períodos diferentes da época das festividades. Segundo Jane Jacobs (2011), as cidades precisam de seus prédios antigos já que é impossível obter ruas e distritos vivos sem eles. Logo, diante do desenvolvimento comercial e do crescimento populacional em Barbalha, observa-se a necessidade de compreender a importância permanência das habitações que ladeiam o percurso pelo qual o Pau da Bandeira passa e como as mesmas se relacionam com o cotidiano da cidade. Objetivo: Identificar e classificar as tipologias habitacionais presentes no percurso onde é realizado anualmente o trajeto Pau da Bandeira de Santo Antônio, desde sua saída do Sítio São Joaquim até a Igreja da Matriz, por meio do sistema de Informação Geográfica - SIG’s. Objetivos específicos: entender a dinâmica urbana por meio da identificação dos diversos usos e ocupações do solo; identificar os impactos da expansão e das mudanças da ocupação da cidade; contribuir para a conservação do patrimônio histórico de Barbalha através do incentivo à permanência de tipologias habitacionais ao longo do percurso. Metodologia: Inicialmente será necessário identificar e caracterizar a área de estudo por meio do SIG em 1,8 km dentro da rota urbana de trajeto da festividade. Posteriormente será realizada análise do percurso levando em consideração sobre as habitações: sua tipologia, estilo arquitetônico e estado de conservação. Simultaneamente à esta etapa serão feito estudos em fontes primárias, como o dossiê do IPHAN, e secundárias (pesquisas já realizadas). Finalmente, será feito um estudo da relação do uso habitacional com a conservação da cidade e da relação deste uso com a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Conclusão: A pesquisa contribuirá com o desenvolvimento de acervo fotográfico das edificações estudadas e elaboração de mapas da localização das habitações. Tais moradias serão caracterizadas em algumas categorias, mantendo um banco de dados a respeito de seu estado de conservação. Paralelo a estes resultados, será levantada a discussão a respeito da relação dos moradores com o objetivo de conservar bens materiais e imateriais da cidade de Barbalha.

Palavras-Chave: Cultura, Patrimônio Histórico, Habitação

2. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ