XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

(In)acessibilidade e os deficientes físicos: Uma análise da cidade de Juazeiro do Norte/CE

Raquel Estevão Beserra1

maria aparecida lima de menezes2

Ethiene dos Santos Xavier3

Alex Silva Gonçalves4

Introdução: O presente artigo intitulado como A (IN) ACESSIBILIDADE E OS DEFICIENTES FÍSICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, relata sobre o acesso oferecido por a cidade aos deficientes físicos, utilizando como definição o artigo 2° da Lei 10098/94, percebemos que a acessibilidade trata da possibilidade e das condições de utilização de diversos meios, como espaços, serviços e outros, sendo que estes, devem ser usufruídos de forma segura por as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida . Diante disto, será discutido sobre a realidade da cidade de Juazeiro do Norte, a sua falta de preparo e planejamento em relação à acessibilidade, relatando a posição de algumas pessoas representantes da população a respeito do caso e expondo a realidade preocupante vivenciada por aqueles que possuem limitações. Com isto, verifica-se a importância deste tema para que a população perceba as dificuldades vivenciadas por os deficientes diariamente e a necessidade por iniciativas que promovam um acesso igualitário para todos. Objetivo: O presente trabalho busca analisar e avaliar se as estruturas físicas e arquitetônicas dos ambientes públicos da cidade de Juazeiro do Norte (CE), asseguram o acesso independente e facilitado dos deficientes físicos. Diante dos resultados obtidos abordaremos aspectos relativos às políticas públicas facilitadoras do exercício do direito fundamental à liberdade de locomoção, buscando, assim, garantir a inclusão social e do desenvolvimento cidadão das pessoas deficientes. Metodologia: Para o presente estudo, o tipo de pesquisa utilizado foi o descritivo documental, bibliográfico e de campo. E a abordagem escolhida foi a quali-quantitativa. Inicialmente foram realizados estudos bibliográficos e documentais, com base em livros, teses, e artigos já publicados anteriormente sobre o tema em análise, o que contribuiu para sabermos a realidade atual, bem como as opiniões reinantes sobre o assunto. Posteriormente foi realizado o estudo de campo nas mediações da Faculdade Paraíso do Ceará, a fim de analisar a opinião dos estudantes quanto a acessibilidade ou não que a cidade de Juazeiro do Norte (CE) proporciona aos deficientes físicos, bem como os fatores existentes nos espaços públicos que favoreceriam ou não essa acessibilidade. Para isso tivemos como espaço amostral doze fichas que foram distribuídas aleatoriamente entre os acadêmicos Conclusão: Por fim, cumpre demonstrarmos as conclusões obtidas com a realização da pesquisa de campo efetivada; pois bem, de forma monocrática pelos entrevistados, a real (in) acessibilidade é mensurada na medida que, a cidade de Juazeiro do Norte não investe em políticas públicas que alcancem o ideal de justiça social aos deficientes, ao exemplo de inserção de rampas, e retirada de obstáculos que inviabilizam a locomoção eficaz destes.

Palavras-Chave: Deficiente Físico, Acessibilidade, Juazeiro do Norte/CE

4. Orientador, Mestrado (Concluído), PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC