XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

DELIMITAÇÃO E ANALISE PLUVIOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE ASSARÉ

Diego Arrais Rolim Andrade de Alencar1

Ana Beatriz Nunes Oliveira2

Sávio de Brito Fontenele3

Introdução: A delimitação de bacias hidrográficas permite a coleta de dados para estudos hidrológicos de determinada região. Este trabalho apresenta a delimitação da bacia de Assaré, que por ser um município do interior, é carente de estudos hidrológicos. Este município possui crescimento populacional de aproximadamente 4,33% entre 2010 e 2018. Considerando o município de Juazeiro do Norte tem um crescimento populacional de 8,79% e é 11,61 vezes maior em habitantes, o crescimento de Assaré é considerável para realizar estes estudos. Objetivo: Delimitar a bacia hidrográfica do município de Assaré-CE, com o intuito de obter e analisar os parâmetros morfométricos e os dados de precipitação pluviométrica local, para a verificação da relação entre suas características físicas e à propensão da ocorrência de eventos extremos. Metodologia: Este estudo é de caráter quantitativo, com delimitação da bacia hidrográfica manualmente e auxílio da carta altimétrica da região, disponibilizada pela SUDENE, e do software AutoCAD. O exutório foi definido considerando uma bacia que incluísse o centro do município. Realizou-se a marcação dos divisores de águas que contribuem para o sentido da rede de drenagem. E traçou-se a linha delimitadora da bacia, saindo do exutório, cortando os divisores de águas no comprimento, mantendo os cursos d’água dentro da demarcação chegando novamente no exutório. Os parâmetros morfométricos foram calculados com aplicação de fórmulas em Excel, iniciando com valores de área, perímetro e comprimento axial. Tendo a delimitação pode-se traçar o Polígono de Thiessen, para saber quais postos pluviométricos têm dados de precipitação que influenciam na bacia delimitada e a área de influência de cada posto. Escolhidos os postos pluviométricos localizados em volta da bacia, para que a mesma permaneça dentro do polígono, se possível. Em seguida, dois postos adjacentes são ligados por um segmento de reta, onde se traça uma mediatriz deste segmento, dividindo as áreas de domínio de cada posto pluviométrico. Esse procedimento é feito para todos os postos escolhidos e no fim tem-se a área de domínio de todos. Realizou-se o preenchimento de falhas, de períodos com inexistência de dados e análise de consistência. Para isso foi utilizado o método da Dupla Massa, desenvolvido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos – USGS, que consiste em fazer um acumulo anual e plotar um gráfico com referência aos valores acumulados correspondentes ao mesmo ano. Conclusão: A bacia delimitada tem uma área de 60,21km², perímetro de 45,78km e comprimento axial de 11,47km. Após análise dos parâmetros morfométricos, chega-se aos seguintes valores: Coeficiente de compacidade 1,65; Fator de forma 0,46; Amplitude altimétrica 288m. Estes valores indicam que a bacia em estudo tem baixa tendência a enchente, devido ao pouco formato alongado com pouca sinuosidade dos cursos d’água e inclinação que facilitam a infiltração e permitem o escoamento superficial, porém ainda pode gerar processo erosivo do solo com possibilidade de enchentes a jusante ou em áreas mais planas da bacia. Com a análise pluviométrica, nota-se que a bacia possui uma precipitação média de 683,14 milímetros por ano. E com base na análise de consistência nota-se que o posto pluviométrico possui leituras realistas e coerentes, tornando os dados confiáveis. Realizando um comparativo com valores de precipitação de outras regiões do país, como o sul que varia em torno de 1400 milímetros, pode-se considerar que a precipitação media desta bacia é baixa. Diante disso, faz-se necessário o planejamento da zona urbana da cidade de Assaré a fim de que as modificações antrópicas nessa desequilibre a dinâmica da água na bacia em estudo.

Palavras-Chave: Bacia Hidrográfica, Análise Pluviométrica, Delimitação de Bacia Hidrográfica

3. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP