XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

ANÁLISE ESTÁTISTICA DOS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI-CEARÁ

Ana Beatriz Nunes Oliveira1

Diego Arrais Rolim Andrade de Alencar2

Thamires Figueira da Penha Lima Gonçalves3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: A determinação dos parâmetros morfométricos de bacias hidrográficas permitem a diferenciação entre bacias, podendo revelar indicadores locais específicos, de forma a qualificar alterações ambientais. A mensuração e a análise morfométrica da superfície terrestre são usadas nas estimativas das características de sua paisagem. Essa caracterização serve como indicador para a previsão de enchentes, inundações e processos erosivos que podem ocorrer na bacia. A Região Metropolitana do Cariri – RMC, localizada na região Sul do Ceará, possui um elevado potencial hídrico subterrâneo devido a suas características geomorfológicas. Esse elevado potencial unido a outros fatores provocam a ocupação acelerada e desordenada de suas principais cidades. Diante do exposto, é importante conhecer as características das bacias hidrográficas dessa região para a verificação da relação entre as características físicas e às ocorrências de enchentes das mesmas de forma a agrupar as que possuem comportamento semelhante, pois apesar de estarem em uma mesma região, algumas unidades possuem características distintas das demais e devem ser tratadas como tal. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi estudar os dados gerados pelos parâmetros morfométricos de quatorze microbacias, localizadas na Região Metropolitana do Cariri – Ceará, utilizando a estátistica como base para a verificação de bacias com comportamentos semelhantes. Metodologia: Este estudo é de caráter quantitativo onde a delimitação automática de bacias hidrográficas apresentada teve como base dados altimétricos TOPODATA com resolução espacial de 30 m, associados a processamentos realizados com a ferramenta ArcHydro do ArcGis. A utilização de modelos digitais de elevação hidrograficamente condicionados – MDEHC, por intermédio do uso do SIG, é fundamental para obtenção das características morfométricas, como: coeficiente de compacidade relacionado a forma(geometria), declividade ao relevo e a drenagem relacionada com densidade de drenagem. Após a obtenção dos parâmetros morfométricos, utilizou-se ferramentas estatísticas, como: média, desvio padrão e coeficiente de variação, para analisar os valores encontrados em suas características. Conclusão: A análise dos dados e a interpretação dos resultados obtidos das quatorze bacias hidrográficas analisadas, permitiram observar que para o coeficiente de compacidade, parâmetro referente a forma, comprova que as bacias possuem forma alongada, obteve-se valor mínimo e máximo, respectivamente de 1,39 e 1,81, média de 1,58, desvio padrão de 0,11 e coeficiente de variação 0,07, sendo o menor encontrado em relação aos seguintes. Isso mostra que, no aspecto forma as bacias possuem características parecidas. Como característica de relevo, obteve-se uma declividade média de 8,19, sendo o mínimo e máximo respectivamente 3,98 e 11,40. O desvio padrão dos dados de declividade foi 2,53 e coeficiente de variação 0,31, comprovando um maior grau de dispersão dessa característica. Isso ocorre porque algumas bacias estão localizadas na encosta da chapada do Araripe, onde as declividades elevadas da escarpa fazem elevar o valor médio da declividade. Em relação a drenagem, a densidade de drenagem é considerada baixa com média de 0,77 e desvio padrão 0,10, os valores encontrados não se dispersam comparados com os dados da declividade, como pode se verificar através do coeficiente de variação 0,13. As bacias foram caracterizadas com forma alongada, com baixa dispersão dos dados em torno da média, comprovado pelo coeficiente de variação(0,07), tornando-as semelhantes nesse aspecto. O relevo, classificado em ondulado e suavemente-ondulado, que devido à localização das bacias, possuem uma dispersão com dados heterógenos. A rede de drenagem pouco desenvolvida, resulta uma semelhança regular entre as bacias, visto pelo coeficiente de variação(0,13). Os resultados apontam que políticas públicas e ferramentas de gestão dos recursos hídricos podem ser utilizadas de maneira uniforme para área, visto que as microbacias hidrográficas tendem a um padrão hidrológico.

Palavras-Chave: Bacia hidrógráfica, Região Metropolitana do Cariri, Análise estátistica

4. Orientador, Graduação (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC