XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Saneamento Básio

Wendell Macedo Nunes1

Philipe Leandro Oliveira Alves2

Germanno Ellery Aquino de Sousa3

Introdução: No seguinte trabalho, mostramos de fato todas as consequências que a falta de saneamento básico, pode causar em uma população. A falta do mesmo se contracena com uma população que muitas das vezes se encontra de mãos atadas diante da situação. Com a ausência desses recursos, que são de grande importância para a boa sobrevivência e para regulamentação do bem-estar humano, vários fatores são acarretados e afetam a vida útil da população que sofre carência do mesmo. Diante do cenário mundial é evidente a necessidade do saneamento básico nos mais diferentes campos da sociedade, do rico ao pobre todos sabem da sua grande importância, não só pelos malefícios que sua falta vem a fazer, mais também os benefícios que ele traz para população, mas de fato quem acaba sofrendo com tudo isso é a população mais carente. Mas o que seria de fato a definição de saneamento básico? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social. De fato, quando falamos de saneamento, irão existir inúmeras definições para o tema, outra definição para o tema seria: o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de agua potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. ” O fato é que independendo da definição do autor, todos sempre chegam a mesma conclusão: temos que avançar e muito nas melhorias de saúde da população, não só nos serviços básicos, garanti também que esse direito venha a estar presente para toda a população, assim como conscientizar a população há fazer a sua parte, afinal todos nós gostamos de estar num lugar limpo e saudável. Objetivo: Mostra os problemas que a falta de saneamento pode ocasionar em uma cidade, a relação entre saneamento e sociedade, correlação entre saneamento e saúde pública, a importância da manutenção do sistema de esgoto, coleta, remoção e destinação final do lixo, saneamento e governo, abastecimento de água. Todos esses fatores devem trabalhar em conjunto para um bom funcionamento do saneamento básico. Metodologia: Esta pesquisa caracteriza-se como teórica, com uma abordagem qualitativa envolvendo levantamentos bibliográficos e entrevistas. Para entender melhor a complexidade que é encontrar um equilíbrio para o saneamento básico, justamente por envolver alguns órgãos públicos e privados, assim como um elevado investimento financeiro para atender toda a população. Conclusão: Diante dos fatos apresentados, grande parte da população não é beneficiada pelo saneamento básico, mesmo sendo um direito adquirido em lei. Conclui-se então, que parte da sociedade ainda é desprovida de recursos básicos de infraestrutura, prejudicando não só a população que sofre diariamente com essa realidade. A falta de saneamento é vista também não só de forma prejudicial para a economia nacional, mas também acarreta em inúmeras desconfianças quando falamos de investimentos no Brasil.

Palavras-Chave: Saneamento, Saúde Pública, População

3. Orientador, Especialização (Concluído), UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP