XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG

Thamires Figueira da Penha Lima Gonçalves1

Ana Beatriz Nunes Oliveira2

Diego Arrais Rolim Andrade de Alencar3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: A bacia hidrográfica pode ser entendida como uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, de forma que toda a vazão efluente seja descarregada em uma única saída, o exutório. Delimitá-la é o procedimento inicial de análises hidrológicas, devido a relevância dessa unidade geográfica na compreensão da dinâmica das águas. Nos estudos de bacias, a mensuração e a análise das características morfométricas são usadas como indicadores hidrológicos no que concerne a propensão de enchentes, inundações, processos erosivos e outros problemas, de forma a definir os potenciais da bacia. Quando esses eventos ocorrem, a sociedade é a maior prejudicada. Portanto, o conhecimento das características físicas das mesmas pode ser um grande aliado para mitigar essa situação problema. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi mensurar e analisar os parâmetros morfométricos de quatorze bacias hidrográficas, localizadas na Região Metropolitana do Cariri – RMC, no Sul do Ceará, para definir os indicadores que definem os potenciais de cada uma delas. Metodologia: Este estudo é de caráter quantitativo, onde a delimitação automática de bacias hidrográficas apresentada teve como fonte altimétrica a base de dados TOPODATA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, associados a processamentos realizados com a ferramenta ArcHydro® do ArcGis®. A utilização de modelos digitais de elevação hidrograficamente condicionados – MDEHC, por intermédio do uso do SIG, é fundamental para obtenção das características físicas de bacias hidrográficas. Os dados obtidos são agrupados em características geométricas (Área de drenagem, perímetro, coeficiente de compacidade, e fator de forma), relevo (Declividade da bacia, comprimento de drenagem, altitude máxima, altitude mínima, amplitude altimétrica e relação relevo) e sistema de drenagem (Ordem dos cursos de água, comprimento do rio principal, densidade de drenagem, sinuosidade do curso de água e razão de bifurcação), que definem a resposta e o comportamento das unidades hidrográficas. Como objeto de estudo, temos a porção da subbacia hidrográfica do rio Salgado inserida na bacia sedimentar do Araripe, localizada na região da RMC. Essa área possui importância hidrológica devido ao crescimento urbano acelerado e a elevada demanda de recursos hídricos. Conclusão: De maneira geral, constatou-se que as bacias dessa região possuem uma forma alongada, comprovados pela média de fator de forma (1,58) e coeficiente de compacidade (0,32) que indicam que as bacias, no geral não são propensas a grandes enchentes. O desvio padrão pouco disperso ratifica o resultado. A declividade média máxima foi de 11,4%, e a mínima de 4,64%, sendo os valores maiores classificados como terrenos ondulados e os menores como suave-ondulados. O primeiro terá a sua velocidade de escoamento maior, contribuindo para a velocidade do escoamento superficial e processos erosivos, opondo-se às características da segunda, que terá menor escoamento superficial. Em termos da rede de drenagem, as bacias possuem um sistema pouco desenvolvido com uma rede de canais pouco ramificada, resultando em uma melhor infiltração de água no solo, abastecendo os lençois freáticos da região. Fato comprovado pela densidade de drenagem tendo valor médio da densidade de drenagem de 0,77 km/km² junto ao baixo desvio padrão (0,08). Os resultados apontam que as políticas públicas e ferramentas de gestão de recurso hídricos podem ser utilizadas de maneira uniforme para área, visto que as microbacias hidrográficas tendem a um padrão hidrológico.

Palavras-Chave: BACIA HIDROGRÁFICA, CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS, RECURSOS HIDRÍCOS

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC