XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

Maria Aline de Oliveira1

Piedley Macedo Saraiva2

Introdução: O empreendedorismo é uma atividade importante para o estado do Ceará e é uma área que tem recebido investimento por parte do governo do estado como forma de combate a pobreza (CEARÁ, 2006). Dos 300 mil empreendimentos formais do estado do Ceará 8,6% pertencem a região do cariri (SEBRAE,2016). Esta região é marcada por vários micro- empreendimentos, alguns bem sucedidos outros não. Uma ferramenta essencial de gestão e planejamento que pode ser usada pelo empreendedor para a implantação, manutenção e crescimento de seu empreendimento é o plano de negócio (DORNELAS, 2006). O empreendedorismo é uma atividade importante para o estado do Ceará e é uma área que tem recebido investimento por parte do governo do estado como forma de combate a pobreza (CEARÁ, 2006). Dos 300 mil empreendimentos formais do estado do Ceará 8,6% pertencem a região do cariri (SEBRAE,2016). Esta região é marcada por vários micro- empreendimentos, alguns bem sucedidos outros não. Uma ferramenta essencial de gestão e planejamento que pode ser usada pelo empreendedor para a implantação, manutenção e crescimento de seu empreendimento é o plano de negócio (DORNELAS, 2006). O Plano de Negócios pode oferecer informações minuciosas sobre o empreendimento onde a partir das mesmas o empreendedor pode traçar cenários que possibilitem uma analise do mercado ao qual está inserido como também explorar seus pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Dessa forma, o conhecimento e a aplicabilidade do plano de negócios são de fundamental importância diante das mudanças que o ambiente dos negócios vem sofrendo e as exigências de mercado cada vez mais agressivo. Oferecendo ao empreendedor um suporte no planejamento e articulação das estratégias para se sobressair diante uma concorrência altamente competitiva, e minimizar os impactos negativos que possa surgir O presente trabalho tem como proposta mostrar a importância do plano de negócios para os micros e pequenos empresários que não o utilizam em seus estabelecimentos. Evidenciando os impactos causados pela não utilização do mesmo no planejamento estratégico dos empreendimentos em questão. Objetivo: Mostrar a importância do plano de negócios para os micro empreendedores e que ainda não adotam essa ferramenta como suporte na tomada de decisões. Metodologia: A pesquisa foi de cunho descritivo, pois ficaram definidos os aspectos relacionados ao objeto de estudo deste trabalho através da descrição dos mesmo, procurando esclarecer a que se refere o Plano de Negócios (PN), quem são os empresários que se enquadram no MEI (Microempreendedor Individual) e importância do PN. Com efeito para Gil (1999,p.47) “As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”, Conclusão: Após a realização das entrevistas nos empreendimentos A,B e C, foi possível constatar que os empreendedores A e B não possuem informações completas a respeito do Plano de Negócios, bem como seus benefícios, enquanto C possui essas informações, mas não as colocou em prática. Em todos os casos os empreendedores enfrentam dificuldades, principalmente vinculadas à questão financeira, o que poderia ter sido resolvido ou amenizado com a realização do Plano de Negócios, que inclui como uma das suas principais etapas o Plano Financeiro, o qual faz a análise de indicadores financeiros como, por exemplo: viabilidade, rentabilidade, retorno e tempo de retorno do investimento.

Palavras-Chave: Plano de Negócios., Micro empreendedor., Empreendedorismo.

  1. Autor, Especialização (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade das Américas - UNIAMERICAS