XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS UTILIZANDO CAL EM ESTUDO DE CASO NA BR 101/RJ.

Ana Ligia Sampaio Neves Ayres1

Thais Nunes Rodrigues Souza2

Marina da Silva Pereira3

Leonardo José Silva de Souz 4

Introdução: Para atender uma demanda crescente de trafego de veículos, vem-se investindo no aperfeiçoamento das técnicas construtivas para rodovias que preservem o meio ambiente e sejam economicamente viáveis. Para a construção adequada de um pavimento é preciso conhecer os diferentes tipos de solos ao longo da via, e apresentar soluções eficazes para estabiliza-lo. Este estudo aborda a importância da estabilização do solo para uma pavimentação e da utilização da cal como agente estabilizante de solos argilosos a partir de um estudo de caso realizado na BR 101/RJ Autopista Fluminense. Será presentado a utilização de cal (oxido de cálcio) para a estabilização do solo a ser pavimentado, relatando o processo desde o projeto inicial, explicando o porquê da utilização da cal e qual sua taxa ideal para ser misturada ao solo, bem como os ensaios de laboratório e a execução da obra, detalhando o processo construtivo das camadas estabilizadas. Objetivo: Este trabalho tem como intuito o estudo e análise dos resultados da mistura proveniente do solo-cal como material componente de um pavimento rodoviário, dentro dos parâmetros técnicos exigidos pela engenharia para sua execução em obras. Analisar se a mistura solo-cal é um material adequado para compor a sub-base de um pavimento rodoviário, mediante revisão da literatura e estudo de caso na obra de duplicação da BR 101/RJ - Autopista Fluminense situada no estado do Rio de Janeiro o qual foi utilizado esta tecnologia para a construção do pavimento. Relacionar a quantidade de cal de ideal em uma mistura solo-cal e o aumento da capacidade de suporte de carga. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórica, com abordagem quantitativa e qualitativa relacionada a porcentagem e os efeitos da cal para estabilização de sub base em pavimentação. Sendo uma revisão literária de um estudo de campo realizado em dois mil e desseis pelo orientador do artigo e seus então alunos de graduação do referente período, na BR 101/RJ Autopista Fluminense. Conclusão: No estudo de caso da BR 101 - Autopista Fluminense, além de oferecer ótimas propriedades físicas e químicas que elevam a qualidade da pavimentação bem à cima dos índices desejáveis, tornando sua execução eficaz e segura, atendendo de maneira satisfatória aos requisitos pré determinados pelo projeto inicial de pavimentação da rodovia. Vistos os parâmetros desejados para os ensaios realizados, ficou claro que a utilização da mistura solo-cal é um material adequado para compor a sub-base de um pavimento rodoviário, pois proporciona melhoria significativa nas propriedades mecânicas do pavimento aumentando sua capacidade de resistência a compactação e diminuindo significativamente a sua deflexão.

Palavras-Chave: Cal;, Estabilização do solo;, Pavimento rodoviário;

4. Orientador, Doutorado (Cursando), Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ