XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

A PERCEPÇÃO DE CREDIBILIDADE E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA PLATAFORMA DE GESTÃO DE EVENTOS EVEN3.

Francisco Diego de Carvalho Moreira1

Hommel Pinheiro Lima2

Introdução: Muitos eventos acadêmicos ocorrem no Brasil, em todas as áreas de estudo, porém a inscrição de participantes e submissão de trabalhos científicos é por muitas vezes onerosa e burocrática, com o objetivo de sanar esse problema surge em 2015 a Even3 uma plataforma para gestão de eventos científicos. A Even3 é uma plataforma de gestão de eventos científicos, que permite ao organizador varias funcionalidades, dentre elas: receber inscrições e artigos, bem como seus devidos pagamentos, emitir certificados, e crachás, entre outros. E o participante, pode ver os eventos disponíveis por área, inscrever-se e pagar com cartão ou boleto bancário, verificar programação, etc. A fim de levantar dados sobre a plataforma Even3, foi realizada uma pesquisa com estudantes que já utilizaram a Even3, com o objetivo de medir a satisfação e a percepção da credibilidade da plataforma. Objetivo: Devido à seriedade de um evento científico, ao informatizar alguns processos é necessário que se tenha uma plataforma segura e com credibilidade, para evitar falhas principalmente nos processos de aprovação de trabalhos, e pagamento de inscrições. A pesquisa foi realizada com o objetivo de mensurar a satisfação dos usuários, bem como suas percepções sobre a credibilidade da plataforma. Muitos eventos têm deficiências na sua gestão onde plataformas como a Even3 poderia sanar, pois como foi pesquisada a mesma tem o potencial de auxiliar os gestores de diversas formas no âmbito geral do evento. Metodologia: Tendo como objeto a plataforma Even 3, a abordagem da pesquisa foi quantitativa, onde os dados foram obtidos através de questionário online, aplicado com pessoas que já utilizaram a plataforma. Onde teve uma amostragem de 50 respondentes de sete estados Brasileiros, de 16 universidades, entre os níveis de graduação incompleta até o de doutorado concluído. O questionário utilizou-se de questões sócio demográficas, e para mensurar a percepção dos respondentes, foram utilizadas questões com escala tipo likert para se ter uma noção de intensidade para as respostas. Conclusão: De acordo com os dados obtidos, 58% concordam totalmente, e 34% parcialmente que a plataforma é inovadora, bem como 54% concordam totalmente, e 32% parcialmente que a mesma é simples de ser utilizada. 64% concordam totalmente que conseguem se inscrever em eventos com facilidade, e 66% que confiam na credibilidade da plataforma. Questionados sobre se gostariam que mais universidades utilizassem o sistema, 78% concordam totalmente, em nenhuma das questões apresentadas se obteve respostas que apontassem a discordância total do entrevistado. As dificuldades que podem ocorrer ao se inscrever em eventos científicos, vão desde a falta de clareza das informações publicitadas, até mesmo deficiências dos sistemas das instituições realizadoras, que resulta na execução de forma analógica de parte das tarefas e chega a causar a perda de prazos para efetivar a inscrição e até mesmo a desistência dos interessados. Com a pesquisa foi possível constatar que a Even 3, é uma solução inovadora, e simples de utilizar, que pode facilitar a gestão de eventos, bem como a participação nos mesmos e a sua divulgação, pois a plataforma também dispõe de algumas ferramentas para melhor publicitar os eventos cadastrados.

Palavras-Chave: Even3, Eventos, Gestão

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR