XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

O RAPPORT como ferramenta de mediação: uma técnica autocompositiva aplicada a casos em que sujeitos buscam uma solução pacifica antes de demandar a justiça.

Hommel Pinheiro Lima1

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro2

Cícera Rivania Silva Brito3

Carolinne Pereira G. Rodrigues de Lima4

Introdução: A mediação diz respeito a um caminho escolhido para solução de conflitos, onde a figura de um terceiro, facilitador, estando com as partes em um ambiente sigiloso, utiliza-se de técnicas, da qual uma delas é o rapport, tendo como finalidade ganhar a confiança das partes para com isso promoverem o auxilio em um conflito, fazendo com que se estabeleçam opções, a fim de que se possa escolher pela mais viável, chegando assim à solução do conflito a partir da vontade própria das partes, a fim de que as mesmas se comprometam em seu cumprimento posterior. O rapport utilizado como técnica para mediação mostra-se como instrumento conciliador, pois o terceiro responsável pela aplicação da referida técnica, deve ser um profissional neutro, tranquilo e muito incisivo em suas colocações, pois irá durante toda audiência de conciliação buscar ganhar a confiança das partes na solução do problema e na busca de uma alternativa que encoraje a autocomposicão. Esse papel de mediação em alguns casos busca separar a lide processual da lide sociologia, pois na primeira se tem como interesse a questão judicial que os levam até a sala de mediação, constante na petição inicial, cada uma das partes convicta de sua certeza e no desejo arvorado de ganhar a questão e com isso se ver feita a justiça. Já a lide sociológica, busca entender os verdadeiros motivos que estão encobertos na petição inicial, mas que se revelam aos poucos através da fala, do gesto, do comportamento e da forma como agem as partes durante a audiência. Em vistas da necessidade de se buscar um caminho de paz e que atenda a necessidade de todos, sem que para tanto seja necessário movimentar a maquina estatal, entra em cena a capacidade técnica do mediador em utilizar a técnica de rapport como instrumento de mediação para o conflito, primeiro buscando ganhar a confiança das partes e estabelecendo um dialogo aberto, franco e construtivo de toda situação presenciada, bem como influencia-los em um segundo momento através de soluções viáveis e aceitáveis à realização de uma autocomposição. O presente trabalho é de natureza aplicada. Objetivo: Este artigo apresenta como objetivo geral Investigar a eficácia da técnica de rapport na resolução de conflitos familiares, bem como avaliar as condições em que a referida técnica pode ser utilizada para validar o meio consensual de resolução de conflitos antes de provocar o poder judiciário. Metodologia: Quanto a natureza dos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos seus procedimentos é de cunho bibliográfico e documental. A técnica de pesquisa utilizada trata-se da observação e da coleta de dados posteriores em documentos de mediações que utilizaram a técnica de rapport com sucesso. Conclusão: Os resultados obtidos apontaram para o fato de que ao se utilizar a técnica de rapport, são encontradas soluções que levam as partes a uma autocoposicao de forma rápida, segura e satisfatória, bem como se percebe que o cumprimento dos acordos são realizados e respeitados ao longo do tempo, fazendo com que a justiça não seja demandada.

Palavras-Chave: Rapport, Conciliação, Poder Judiciário

2. Co-autor, Especialização (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Especialização (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Especialização (Concluído), Centro Educacional Tecnológico Darcy Ribeiro