XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Arborização e Planejamento Urbano.

Inná Greyce Macêdo Batista1

Thais Aryane Freires de Castro Alencar2

natalie pereira jacó3

Marília Jeronimo Costa4

Introdução: Hoje, embora seja necessário, as cidades não vêm tendo uma arborização adequada nos centros urbanos, gerando, assim, impactos não só na cidade em si, mas na vida e no bem estar da população. Objetivo: O objetivo deste artigo é destacar a importância da arborização nas cidades e proporcionar informações que possam vir a solucionar os problemas causados pela sua falta nos centros urbanos. Dessa forma, para um bom desenvolvimento das cidades, nesse contexto, a melhor opção visada a ser proposta é o planejamento urbano, o qual, inicialmente, faz-se um estudo preliminar sobre os centros e as espécies de árvores já existentes neles, assim como a quantidade de árvores que devem ser implantadas para gerar um espaço com bem-estar para a população e com maior qualidade no quesito climático, bem como hídrico e sensitivo. Metodologia: A arborização urbana desempenha um papel bastante importante tanto na qualidade de vida da população, quanto no meio ambiente, além de trazer consigo um aspecto estético para as cidades. Faz-se necessária para o desenvolvimento da cidade, não se tratando apenas de fatores climáticos, mas, também, de fatores hídricos e sensitivos. Todavia, inúmeras cidades não apresentam uma boa arborização, gerando impactos não só para elas, bem como para a população e para o meio ambiente, ocasionando problemas para os centros urbanos, como elevadas temperaturas, dificuldade de escoamento da águas, ausência de sombra e de ventilação, entre outros empecilhos. O planejamento urbano é o conjunto de medidas tomadas por uma administração municipal, com a finalidade de planejar o crescimento da cidade, estando diretamente ligado ao desenho urbano, ao urbanismo e a gestão urbana. Nele, localiza-se as propensões naturais, estabelece a ocupação do solo, define estratégias e políticas e expõe as restrições, as proibições e as limitações para a qualidade da cidade. No caso da arborização, através da gestão pública, deve analisar o contexto, iniciando um estudo sobre a cidade, mapeando-a de acordo com os tipos de árvores já existentes e como estão distribuídas nos centros urbanos, para que, dessa forma, seja possível arborizar as cidades, atendendo às necessidades solicitadas. Conclusão: A maior dificuldade vista pela falta de arborização é visar que as árvores vão adiante do quesito estética e do paisagismo das cidades. Além do aspecto harmonioso que as árvores trazem, a questão está diretamente ligada ao bem-estar e a qualidade de vida do meio ambiente e das pessoas que habitam as cidades, especialmente, os centros urbanos que mais sofrem com a abundância de construções. É necessário que as autoridades ajam, em meio do planejamento, atendendo as necessidades existentes, a fim de uma qualidade de vida melhor para todos.

Palavras-Chave: Urbanismo;, Centros Urbanos;, Bem estar;

4. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Presbiteriana Mackenzie