XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

ANÁLISE DE PÓS-OCUPAÇÃO NO BAIRRO JOÃO CABRAL: “UMA REFLEXÃO URBANA, ARQUITETÔNICA E PSICOSSOCIAL DO BAIRRO”

Maria Georgya Teles Albuquerque Lima1

Pollyanna Priscila de Souza Lima2

Introdução: A Análise de Pós ocupação (APO) é um avaliação sistêmica desenvolvida em países da Europa e dos Estados Unidos há mais de 40 anos, tendo como característica principal compreender os processos projetuais e definir áreas para futuras intervenções no meio urbano, arquitetônico ou social. No Brasil os estudos são voltados para verificar a qualidade de vida de usuários em determinados espaços, compreendendo os aspectos gerais de uma APO, dando ênfase nas possíveis soluções para problemas urbanos e sociais gerados por ocupações desordenadas. O presente trabalho traz como seu material de estudo um recorte urbano situado no bairro do João Cabral, bairro localizado na cidade de Juazeiro do Norte – CE, considerado em pesquisas realizada pelo Censo do IBGE o bairro com maior índice populacional da cidade de Juazeiro do Norte. Essa estatística vem gerando ao longo dos anos problemas de saneamento básico, saúde, educação, moradias sem as devidas estruturas e por consequência afeta a qualidade de vida dos moradores, para entender melhor esta problemática foi aplicado em um trecho do bairro uma APO tendo como princípios três diretrizes usuais desse tipo de análise: parâmetros culturais, habitacionais e sociais, gerando dados referentes a qualidade de vida e a aplicação de futuras intervenções no bairro. Objetivo: Realizar uma Análise de Pós-ocupação em um recorte urbano situado no bairro do João Cabral – Juazeiro do Norte-CE, que busca entender como foi gerada a base social do bairro e analisar a qualidade de vidas dos moradores além de gerar dados que possam ser utilizados para futuras intervenções. Metodologia: A área onde foi desenvolvida a pesquisa está situada em aproximadamente quatro quadras, próximas ao mercado do peixe, tendo suas composições residenciais dispostas próximo a Companhia de Energia – ENEL e as margens da Avenida Leão Sampaio. A pesquisa vem trazendo como requisitos: Parâmetros regionais e culturais: Levantamento das características regionais de toda estrutura do bairro, levando em consideração diversidade cultural, clima, política e geopolítica; tendo esses parâmetros utilizados para levantamento de dados da pesquisa – história, cultura, clima, topografia, recursos naturais, lazer. No âmbito habitacional problemática de grande importância para pesquisa temos: Levantamento das tipologias, tendo os requisitos de habitação, custo de manutenção, durabilidade, qualidade de vida, conforto ambiental, funcionalidade, estética, segurança, higiene, salubridade e acessibilidade. E por fim levantamento dos anseios da população por melhoria na qualidade de vida, e do entendimento das pessoas com o bairro, sejam elas moradores ou não, tendo em contrapartida observações do lugar através de mapas mentais, comportamentais e de um mapeamento visual. Conclusão: Foi observado atraves de visitas ao recorte problemas de saneamento básico que afetam os moradores tendo entre eles a exposição a altas tensões geradas pela proximidade com a ENEL, outro dado agravante é a apropriação de zonas localizadas próximo via de intenso fluxo e por fim a densidade populacional encontrada nessas áreas, segundo pesquisas no local foram verificadas cerca de 60 á 100 familias que necessitam de uma intervenção arquitetônica, urbana e social, com melhoria das habitações, implantação de espaços urbanos (praças e passeios públicos) e ampliação de serviços prestados pela prefeitura (escolas, mercados e postos de saúde). Essa pesquisa leva a abertura de possibilidades de crescimento e a criação de um banco de dados que consiga entender e trabalhar de forma a potencializar o bairro e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Palavras-Chave: APO, João Cabral, Habitação

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB