XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

IMPLANTAÇÃO DE FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS COMO ALTERNATIVA PARA A RUA SÃO PEDRO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

Caroline Assis da Silva1

Jonas de Matos Delmondes2

Eduardo Jadson Modesto Lima3

Leonardo José Silva de Souz 4

Introdução: A implantação de um sistema de transporte público de massa e de qualidade é uma necessidade cada vez mais presente nas cidades de médio e grande porte, representando um serviço vital com enorme impacto e significado social (KOEHLER, 2011). São vários os estudos que visam melhorar a mobilidade desse sistema, buscando alternativas que favoreçam tanto quem usufrui quanto quem divide as ruas da cidade com o mesmo. A inserção de faixas exclusivas para ônibus muitas vezes torna-se uma opção economicamente viável para resolver a problemática do trânsito nas ruas e/ou avenidas mais movimentadas da cidade. Contudo, para que essa alternativa se torne eficaz e funcione de maneira correta, é necessário que faça um estudo prévio do local, elabore projetos e especificações detalhadas que sinalizem locais de parada para embarque e desembarque, o tempo máximo permitido, proibição de estacionamento nesses locais, dentre outras informações. A cidade de Juazeiro do Norte, localizada região metropolitana do Cariri, no sul do estado do Ceará, possui uma população em torno de 250 mil habitantes. A cada dia inúmeros micro-ônibus, vans e topiques chegam à Juazeiro, vindos de várias cidades da região, como Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu e Jardim, e também de outros estados, como Exu - PE e Cajazeiras – PB (CARIRI REVISTA, 2016). Esse fluxo intenso de veículos contribui no congestionamento das principais ruas do centro comercial da cidade, tendo como destaque a Rua São Pedro. O problema se intensifica ainda mais em épocas de Romaria, onde a cidade recebe mais de 2,5 milhões de visitantes anualmente, segundo dados da Prefeitura Municipal. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo propor a elaboração de um projeto de faixa exclusiva para ônibus na Rua São Pedro, visando à melhoria do tráfego no centro da cidade. Metodologia: Como metodologia de trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica baseada em artigos já publicados, páginas eletrônicas da prefeitura municipal, IBGE, revistas da região e similares. Além disso, utilizou-se os dados coletados em um estudo de caso do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) da cidade apresentado como pré-projeto para otimização da mobilidade urbana no centro, realizado no ano de 2015. ´Por fim, foi primordial para a pesquisa e desenvolvimento do projeto, algumas visitas de campo para melhor entendimento da realidade local, no que diz respeito à infraestrutura viária e sinalizações existentes e necessárias. *PROJETO DE IMPLANTAÇÃO Como foi dito anteriormente, os dados para a realização desse trabalho foram obtidos através do Departamento Municipal de Trânsito e foram de grande valia para analisar as três etapas primordiais para elaboração do projeto de implantação da faixa exclusiva para ônibus na Rua São Pedro, são elas: • Pesquisa volumétrica (contando a passagem de veículos motorizados e bicicletas); • Pesquisa de tempo de viagem gasto em um trecho da Rua São Pedro em diferentes horários; e • Pesquisa de opinião pública (opinião de comerciantes e condutores locais à respeito da possível implantação). Com base nos dados obtidos, realizou-se um esboço do novo layout da Rua São Pedro, no tocante à infraestrutura e sinalização, após a inserção da faixa exclusiva para ônibus. A proposta é que a mesma se inicie Rua Rui Barbosa e termine na Rua Santa Luzia. Conclusão: Através do exposto, verifica-se a importância do conhecimento à respeito do assunto antes de se elaborar qualquer tipo de projeto de intervenção. Dessa forma, constatou-se que a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na Rua São Pedro trará maior fluidez ao trânsito local, porém há muito no que se investir na infraestrutura viária e de sinalização para que esta ideia possa ser executada de maneira viável e nos padrões exigidos.

Palavras-Chave: Projeto, Faixa Exclusiva, Infraestrutura

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG