XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

FATO OU FAKE: A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA E O PERÍODO ELEITORAL

Francisca Janiele Felipe Feitosa1

Patricia Vieira Pereira2

Introdução: A interferência da mídia na política tem desencadeado diversos questionamentos tanto no âmbito internacional quanto nacional. É sabido que a liberdade de imprensa é um direito legítimo e fundamental para a manutenção de um estado democrático, no entanto há que se observar que tendo em vista a forma como se faz o repasse das informações estas precisam de filtros, pois o falseamento da notícia pode restringir a democracia, demonstrando por sua vez a necessidade da adoção de critérios sérios para a propagação das informações para que se possa evitar a quebra dos limites constitucionais. Busca-se com este artigo Refletir, compreender e descrever de que forma a influência midiática pode impactar o período eleitoral brasileiro, bem como desenvolver um olhar sobre a interferência desta no cenário político do país, verificando também soluções jurídicas para possíveis conflitos entre princípios, aliando por sua vez a discussão a teorias que embasam os princípios da democracia, tendo como fundamentação livros, artigos científicos. O termo Democracia deriva de “demos”, que significa povo, e “cratos”, que representa força, poder. É por natureza um conceito muito abrangente, cuja origem remonta à Grécia antiga. A Carta Constitucional de 1988 resguarda em seu art. 5º, IV a liberdade de manifestação e de pensamento, e em seu art. 220 a liberdade de imprensa, conquistas essas que efetivam o caráter democrático e cidadão da imprensa no país. Capelato e Prado, (1980 p. 19) apud Fonseca (2004) afirmam que a grande mídia, concebida como ator político-ideológico, deve ser compreendida fundamentalmente como instrumento de manipulação de interesses e de intervenção na vida social. Pois, a mídia representa, por meio de seus órgãos, uma das instituições mais eficazes no que tange à inclusão de ideias em relação a grupos estrategicamente reprodutores de opinião, caracterizando-se seus órgãos como polos de poder. Objetivo: Refletir, compreender e descrever de que forma a influência midiática pode impactar o período eleitoral brasileiro Metodologia: O referencial teórico foi construído através de pesquisas bibliográficas provenientes de livros, como também foi utilizado artigos científicos com o intuito de obter um melhor aprofundamento do assunto. O presente estudo surge a partir de uma abordagem bibliográfica, descritiva e exploratória, que tem como objeto de estudo a influência midiática durante o período eleitoral e no cenário político do país. Conclusão: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória, que tem como objeto de estudo a influência midiática durante o período eleitoral e no cenário político do país. É através da política que se altera o futuro de uma nação e o processo eleitoral é fundamental para realização disto, é através dele que o cidadão pode interferir diretamente no processo de atualização dos representantes da política nacional. Neste sentido pode-se verificar que para o exercício verdadeiramente democrático faz-se necessário o estabelecimento de um controle também democrático (ainda que o texto seja redundante) das mídias visando atenuar o contraste da desigualdade política. Não esquecendo-se por sua vez da relevância da liberdade de informação vale salientar que estas devem ser imprescindivelmente responsáveis e comprometidas com interesse social na atividade informativa, para que assim não haja supressão de outros direitos fundamentais. Levando a população informações verídicas e imparciais contribuindo assim para o desenvolvimento do senso crítico da coletividade. Por suas os objetivos da pesquisa foram alcançados.

Palavras-Chave: Influência, Mídia, Eleições

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP