XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

MARKETING VOLTADO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR.

Francisco Diego de Carvalho Moreira1

Suelena Ferreira de Oliveira2

Introdução: O terceiro setor compreende as instituições sem fins-lucrativos, organizações não governamentais, ou de trabalho voluntário. Segundo a Abong Associação Brasileira Organizações Não Governamentais (ABONG 2010, p.1) em 2010 no Brasil existiam 290,7 mil Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos. Neste sentido, entende-se como essencial a utilização efetiva de ações de marketing para a captação de recursos em instituições do terceiro setor. Por não realizarem atividades com fins lucrativos, as ONG’s, e demais instituições deste setor chegam a encerrar suas atividades, por falta de fontes de recursos que sejam contínuos e que possibilitem a sustentabilidade da instituição. Ressalta-se que, apesar de não exercerem atividade que resultem em lucro, as ONG’s também necessitam de capital financeiro para operar. Espera-se com este estudo entender se e como o marketing é utilizado por estas instituições, e sua efetividade sobre a captação de recursos no terceiro setor levando em consideração que, ações de marketing quando desenvolvidas com assertividade e alinhadas aos objetivos organizacionais tendem a potencializar os resultados das empresas, com ou sem fins lucrativos. O tema do presente trabalho se justifica como pertinente uma vez que as organizações, mesmo sem fins lucrativos, buscam retorno financeiro, entretanto, por vezes, não analisam o mercado no qual estão inseridas e nem desenvolvem estratégias. Ações estas, que são essencialmente papéis do marketing . Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar se existe alguma relação entre o marketing e a captação de recursos e como ela acontece. Para tanto se faz necessário atender aos seguintes objetivos específicos: Compreender o marketing no terceiro setor, entender como as ONG’s funcionam, e os mecanismos de financiamento das mesmas . Metodologia: O presente trabalho é um ensaio teórico. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa. No que se refere ao objetivo, seu caráter é exploratório tendo como principal procedimento técnico a coleta de dados bibliográficos. Neste sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas de estudos de vários autores publicados em livros, periódicos e sites especializados. A busca se deu em fontes específicas que tratassem do terceiro setor e de marketing, e durante o estudo foram criadas as relações aqui expostas entre os dois assuntos, para melhor entender como se dá o processo de marketing e de captação financeira em organizações sem interesse de retorno financeiro. Conclusão: As instituições não possuem fins lucrativos, portanto precisam de financiadores, para manterem suas atividades, em decorrência disso, muitas ONG’s encerram suas atividades por falta de recursos, fato este que poderia ser evitado, se o marketing e a prospecção de patrocinadores fossem trabalhados de forma profissional e com eficácia. Concluiu-se também que é necessário que as instituições se atentem a profissionalização dos seus colaboradores em relação aos que estão a cargo da elaboração dos projetos, e da realização do marketing destas instituições do terceiro setor. A gestão das instituições do terceiro setor encontra similaridades com as dos outros dois setores, já que ambas possuem recursos materiais, financeiros e humanos que devem ser geridos com eficácia e eficiência igualmente semelhante à dos demais setores. Também é notável que as instituições sem fins lucrativos realizem planejamentos estratégicos para a gestão do marketing, e tenham excelência no uso dos recursos, e na prestação de conta dos mesmos, evitando que a instituição tenha que devolver o que foi captado, ou até mesmo sofra sanções perante a lei.

Palavras-Chave: ONG, Financiamento, Lucrativos

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)