XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Agosto/2018

Um Conto de Tinta: Desenvolvimento de jogo em plataforma 2D

Reinaldo André Almeida Gouveia1

Cesar Augusto Cusin2

Introdução: Com o forte crescimento do mercado de jogos e principalmente dos jogos independentes surgiu o projeto Um Conto de Tinta. Este projeto é uma homenagem a era dourada dos jogos trazendo de volta a simplicidade dos jogos antigos aliado a dificuldade que os mesmos apresentavam. Para a elaboração deste jogo foi utilizado a engine Game Maker Studio desenvolvida pela Yoyo Games, ferramenta que foi utilizada por jogos independentes como Hyper Light Drifter e Undertale, jogos estes que possuem boas avaliações na mídia especializada e renome dentro do cenário indie. Utilizando-se de gráficos coloridos, desenhados e animados a mão, o projeto Um Conto de Tinta pretende inserir-se no cenário indie aproveitando o momento atual dos jogos e as plataformas disponíveis no mercado para alavancar sua visibilidade e maximizar o alcance do projeto. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo geral aproveitar a expansão do mercado de jogos e a vertente de jogos independentes lançados nos últimos anos para inserir-se nesta vertente com um jogo de plataforma 2D que remeta aos jogos dos anos 90 como Super Mario Bros., Sonic e Megaman. Para isto, o projeto irá apresentar uma demonstração jogável de 7 fases apresentando gráficos originais, demonstrar a utilização de controles/teclado, um mínimo de dois personagens utilizáveis com mecânicas implementadas de acordo com os desafios a serem enfrentados e superados pelos jogadores em um jogo de aventura/plataforma em 2D que pode ser utilizado inicialmente no Sistema Windows. Os estágios a serem superados foram criados especificamente para a demonstração e desenhados a mão assim como os personagens o jogo pretende remeter o jogador a nostalgia dos anos 90 e a era dos vídeo games 16bits. Metodologia: A metodologia adotada para o desenvolvimento deste projeto foi o levantamento de dados por meio de um misto das técnicas de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, estas sob a visão de Marconi e Lakatos (2012, p. 43-44), que apresentam que a pesquisa documental é tida como “todos os materiais, ainda não elaborados, escritos ou não, que podem servir como fonte de informação para a pesquisa científica” (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 43) e pesquisa bibliográfica “trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto [...]” (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 43-44). Conclusão: As dificuldades encontradas no processo de desenvolvimento da aplicação não foram impeditivas para o término do projeto. A linguagem utilizada para o desenvolvimento é de fácil compreensão e com amplo suporte para o aprendizado dentro da própria documentação do software da Yoyo Games como em breves pesquisas na internet ou mesmo livros e cursos voltados para o desenvolvimento nesta engine. O Game Maker Studio se apresentou como uma ferramenta intuitiva e de fácil compreensão de sua estrutura graças a seu design e ferramentas de auxílio ao usuário/desenvolvedor. No fim do desenvolvimento, a demo jogável encontra-se com sete fases e um breve tutorial para apresentar as mecânicas de jogo aos novos jogadores. Esta versão conta também com dois personagens jogáveis que diferem entre si em suas características e design, apresentando fases únicas para cada um.

Palavras-Chave: Jogo Indie, Plataforma 2D, Game Maker Studio

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP