XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

IMPLANTAÇÃO DO BIM (BULDING INFORMATION MODELING) NOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Marcelo Rodrigues de Oliveira1

Pollyanna Priscila de Souza Lima2

Introdução: Esse trabalho insere-se na temática do Bim que resulte em mais lucro e qualidade diante das mudanças mercadológicas. Um novo conceito advém do inglês Building Information Modeling (BIM) e significa “Modelagem Informativa da Construção”. (IPOG Blog, 2018). A ferramenta Bim pode ser definida como uma metodologia que permite criar simulações digitais manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura. Surgem múltiplas oportunidades com o uso desta ferramenta demonstrada recentemente no Brasil, considerada internacionalmente, provocando mudanças no mercado de trabalho dos arquitetos, engenheiros e construção civil (SOUZA, et al, 2009). Com o Bim os escritórios de arquitetura tem a interação dos processos desde objetos, informações geográficas, quantitativo de materiais, estimativa de custos, além da possibilidade de modificações se houverem erros no projeto, antes de sua execução podem ser identificados e transformados. Trabalha com a tecnologia da informação como suporte dos processos, contribuindo com a organização de todas as informações em uma única plataforma e ordenando a complexidade desse artifício de forma multidisciplinar. Diferentemente de softwares como AutoCAD®, que permitem limitadamente os desenhos sem integração com outras mudanças, sem distinguir elementos, é modulado apenas objetos sem acompanhar o ciclo total da construção. O Bim ver a integralidade de programação, espaço, analise documentação, fabricação, logística da construção, operação e manutenção, renovação e ou/demolição. (FRANCO, 2018). Ruschel (et al, 2013) define que a situação abre caminho para reflexão acerca do processo como a integração entre disciplinas em estudo nas universidades, abarcando uma nova atuação da área de Arquitetura, Engenharia, construção e Operação (AECO), um novo mercado que deve interagir e agir para otimizar tempo, custos e a qualidade dos serviços prestados de maneira sustentável, fazendo assim com que aja profissionais habilitados em Bim no Brasil, não perdendo mercado para profissionais internacionais e acompanhando o desenvolvimentos das tecnologias da informação. Investigar esse mercado do Bim nos escritórios de arquitetura da cidade de Juazeiro do Norte-CE é relevante para a futura prática profissional e implantação do Bim, já que se têm duas faculdades de arquitetura na cidade e uma demanda urbana e tecnológica em desenvolvimento crescente. Objetivo: Averiguar se há utilização ou não do processo Bim nos escritórios de arquitetura em Juazeiro do Norte-CE. Conhecer como está sendo a implantação do processo Bim nos escritórios de arquitetura em Juazeiro do Norte-CE. Metodologia: A metodologia será exploratória com abordagem quantitativa, com o método dialético que permite a proposição de uma desconstrução de teorias que indicam o uso de apenas uma ferramenta ou que não buscam a inter e multidisciplinaridade. Observando os projetos de maneira multidisciplinares e cooperativos, já que engenheiros, arquitetos e construtores podem trabalhar juntos nessa plataforma. Os procedimentos da pesquisa serão de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. Serão aplicados questionários semiestruturados aos arquitetos que possuem escritórios na cidade de Juazeiro do Norte-CE, na busca de verificar o uso do processo Bim, que passará pelo comitê de ética em Pesquisa (CEP) de acordo com a Resolução CNS 196/96. (BRASIL. CNS, 1996).Aguarda-se a aprovação do CEP para dar inicio a pesquisa de campo, portanto os resultados serão divulgados em futuras publicações. Conclusão: Conclui-se que construir um novo paradigma de projetos através do Bim, como sistema de trabalho que agiliza os processos de decisão, mudanças e custos, beneficiando assim a empresa contratada e o cliente, esse processo está sendo trabalho em decretos e normas que se transformarão em leis de acordo com o presidente Alexander Justi da Câmara Brasileira de Bim (CBIM, 2018).

Palavras-Chave: Arquitetura, BIM (BULDING INFORMATION MODELING), Implantação do BIM

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB