XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Direcionando um olhar para o empoderamento

Maria Eduarda Emidio Lourenco1

Cicera Ramires Fernandes Santana2

Wellington Ribeiro Araruna3

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz4

Introdução: Nas Escolas pouco se fala sobre a evolução dos direitos das mulheres, assunto este que não se diferencia dos demais pontos explorados nas aulas de história ou cidadania da grade curricular, uma vez que foi uma trajetória munida de manifestações, mortes e repressão política-social. A falta de conhecimento leva os seres humanos a reproduzir o mesmo erro, seja em palavras ou em condutas, o patriarcado abre portas para o machismo, e consequentemente aos dados estatísticos de violência contra a mulher. Objetivo: A luta pela a igualdade deve ser abordada nas escolas com o objetivo de formar cidadãos notórios de igualdade e respeito, seja por razão de gênero, raça, etnia ou religião. O objetivo do trabalho é expor a longa jornada de luta das mulheres e construir com os alunos do fundamental II o conceito de feminismo, para que não haja distorção do seu significado, e para que possamos engendrar uma geração de jovens providos de equipolência, buscando o empoderamento feminino de maneira eficaz e independente de gênero, devido a reprodução do feminismo pelos homens conscientizados. Metodologia: Está sendo desenvolvido através de oficinas ministradas com o publico alvo da E.M.E.F. Antonio de Figueiredo Tavera, na cidade de Potengi-CE, onde inicialmente foi aplicado um questionário com intuito de identificar o grau de conhecimento quanto ao feminismo e posteriormente trabalhado com os mesmos o curso da luta feminina desde o século XVIII aos dias atuais, incentivando sempre uma roda de conversa para reflexão e de efeito conscientizador. Decorrente do trabalho originou-se a ideia de montar uma caixa destinada a ouvidoria para que as alunas vítimas de violência doméstica ou qualquer outro tipo relacionado ao gênero pudesse denunciar de maneira privativa. Conclusão: É de suma importância discussões que proporcionem a desconstrução, visto que o machismo está enraizado em nossa cultura. O desenvolvimento crítico deveria acontecer desde o primeiro contato que a criança estabelece com a escola, compreendendo que a mesma é uma das instituições mais importantes para o seu desenvolvimento. No entanto, é fundamental entendermos que este é um trabalho árduo, devendo ser pensado de forma estratégica, visto que os estudantes estão inseridos em inúmeros outros ambientes, que tem em sua cultura o discurso machista e a abominação do feminismo, fenômeno este compreensível, por a cidade ser tradicional e uma região bastante religiosa. No entanto, a reformulação de novas ideias e pensamentos, que proporcionem a igualdade entre os gêneros deve ser pontuada diariamente, pois esta é uma luta interminável.O empoderamento vem aos poucos tomando visibilidade, agregada a uma constante desconstrução, este processo deve acontecer e ser pensado de forma ativa, pois ninguém pode dar o empoderamento a uma mulher, este é um fenômeno que se conquista.

Palavras-Chave: Feminismo, Igualdade, Empoderamento

4. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP