XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Análise Morfométrica da Microbacia do Riacho do Caboré, zona rural do município de Nova Olinda, Ceará.

Pablo Epifanio Gonçalves Pinheiro1

Jônatas Alves da Silva2

José Émerson Leite da Silva3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: Uma microbacia pode ser definida como região geográfica delimitada por divisores de água como por exemplo as formações de relevo, fazendo com que todas as águas ali precipitadas convergissem para uma única saída, uma seção transversal do rio principal, chamada exutório. Sendo um dos primeiros e mais comuns procedimentos executados em análises hidrológicas é a caracterização morfométrica que através dela elucida-se várias questões relacionadas ao entendimento da dinâmica ambiental local e seu comportamento hidrológico da mesma. Objetivo: Caracterizar a delimitação e analise morfométrica da microbacia do Riacho do Caboré. Metodologia: O presente estudo foi conduzido na Microbacia do Riacho do Caboré, sub bacia do Rio Cariús, localizada na zona rural do município de Nova Olinda, sul do Ceará, entre as coordenadas 7° 05’ 47’’ e 7° 08’ 44,8’’ de latitude sul e 39° 40’ 24,7’’ e 39° 41’ 53,1’’ de longitude oeste de Greenwich. Os dados utilizados para o cálculo dos parâmetros morfométricos foram obtidos a partir de uma carta planialtimétrica do município. Assim com visualização das redes de drenagem e curvas de nível, delimitou-se a bacia com base nas curvas de nível bem como suas cotas, apontando empiricamente os divisores de água e exutório. Feita a delimitação, as informações iniciais como área total, perímetro, comprimento dos cursos d’água e amplitude altimétrica foram obtidas com auxílio do AutoCAD e Google Earth. Conclusão: A área da microbacia e perímetro foram de 7,27 km² e 13,81 km, respectivamente. A microbacia hidrográfica do Riacho Caboré apresentou-se maior tempo de concentração de água da chuva pelo fato de o coeficiente de compacidade apresentar o valor afastado da unidade (1,43) e de seu fator de forma exibir valor baixo (0,14) e um índice de circularidade com valor de (0,48) indicando uma microbacia não circular. A densidade de drenagem da microbacia estudada obtida foi de 1,04 km/km². Nota-se que no curso d´água principal da microbacia estudada apresentou uma declividade média 3,31%, a declividade média do mesmo é outro aspecto relevante da morfometria, pois interfere na velocidade do escoamento da água no curso. Concluímos que a microbacia hidrográfica do riacho caboré é classificada como uma unidade pequena pela sua delimitação. Desse modo, com boas possibilidades de controle dos fatores hidrológicos que ali interferem com pouca susceptibilidade a enchentes em condições normais de precipitação, ou seja, excluindo-se eventos de intensidades anormais, pelo fato de o coeficiente de compacidade apresentar o valor afastado da unidade e a mesma apresentar um comportamento de drenagem pobre apresentando-se baixa capacidade de drenagem.

Palavras-Chave: Microbacia, Morfometria, Comportamento

4. Orientador, Graduação (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC