XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

FAP E VOCÊ NO TROTE SOLIDÁRIO

Priciany Yarlla Valencia de Alencar1

Francisco de Souza Júnior2

Maria Vanessa Bezerra Duarte3

Emmanuela Suzy Medeiros4

Introdução: O projeto Trote Solidário foi desenvolvido pelos os alunos do curso de marketing do primeiro semestre do curso de marketing da Faculdade Paraíso do Ceará, em que buscou recepcionar os novatos de forma diferenciada, em que antes, em muitas Instituições de Ensino Superior (IES), os alunos eram recepcionados com banho de farinha, ovos, colorau etc. Buscando assim uma melhor recepção para os “feras”, novos ingressantes na FAP-CE. Objetivo: O objetivo geral do projeto foi promover a integração dos discentes novatos e veteranos com a coleta de alimentos não perecíveis para doar nas instituições não-governamentais, e tendo como objetivos específicos oportunizar aos discentes descobrir, refletir e desenvolver suas habilidades e competências, Compreender as ferramentas do marketing, Despertar o espírito solidário nos discentes, através das visitas e das doações nas instituições não-governamentais. Metodologia: Metodologia utilizada para o projeto foi cadastrar os interessados em participar do projeto, verificando as suas competência e habilidades, separando as tarefas com cada dupla pelas competências, aplicar as ferramentas de marketing no projeto desde a criação da logomarca, o slogan, o convite, a logística, o mapeamento das salas a FAP para divulgar e convidar todos os envolvidos para participar do trote solidário com a doações de alimentos, disponibilizando nos halls de entradas da FAP caixas para arrecadar alimentos não-perecíveis. Por fim escolher com a turma a Organização não –governamental, ou seja, a instituição de caridade contemplada com a arrecadação de alimentos, e fazer a entrega dos alimentos. Como é sabido as Organizações não governamentais são instituições filantrópicas que sobrevivem de doações, necessitando desse modo de mais filantropos para que a mesma sobreviva na sociedade e preste assistência aos mais necessitados. Faz-se necessário as IES incentivar os alunos a conhecer e idealizar projetos para ajudar as mesmas, pois as pessoas que lá estão recebendo o serviço da ONG, são pessoas necessitadas, marginalizadas socialmente. A forma de inclui-la é proporcionando doações a ONG que elas fazem parte, promovendo desse modo qualidade e vida, resgatando a autoestima destes indivíduos. Diante do exposto, o projeto buscou mostrar que os alunos podem ajudar as ONGs, desenvolvendo projetos na sala de aula para aplicar na prática. Conclusão: Desta forma, conclui que o projeto de cunho teórico-prático possibilitou aos alunos vivenciarem a prática das ações do marketing, assim como despertando o espírito solidário dos alunos da FAP ao contribuir com um quilo de alimento não – perecível para a instituição escolhida pela turma que foi o Orfanato Jesus Maria José em Juazeiro do Norte CE, promovendo assim a inclusão dos mais necessitados na sociedade.

Palavras-Chave: Inclusão social, Organizações não-governamentais, Trote solidário

4. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ