XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Análise Pluviométrica e Classificação do Solo da Microbacia do Riacho do Caboré, zona rural do município de Nova Olinda, Ceará.

Pablo Epifanio Gonçalves Pinheiro1

Oscar Vinícius Santana Saraiva2

José Émerson Leite da Silva3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: A microbacia hidrográfica é uma região definida geograficamente, sobre o território, como um recorte da superfície de uma bacia. Abrange a rede de drenagem, incluindo um rio principal (o de maior da extensão) e seus afluentes, sendo estudado a precipitação e o escoamento superficial da microbacia do Riacho do Caboré. Objetivo: Análise pluviométrica e classificação do solo, uso e ocupação do mesmo. Metodologia: Todos os dados sobre a precipitação da microbacia foram tirados do site da Funceme. Toda a série histórica coletada foi colocada no Excel separando uma tabela para cada posto, depois foi organizado de acordo com cada ano em uma tabela dinâmica. Por meio do polígono de Thiessen foi definido o posto principal para a utilização dos dados pluviométricos, o posto escolhido foi o de Nova Olinda, pois a área de influência do mesmo abrange toda a área da bacia. Os dados de precipitações começaram a ser medidos em 1974 e utilizou-se até 2017 para todos os cálculos na bacia. Para o preenchimento de falhas foram utilizados os outros dois postos, observando se havia ocorrido precipitações nas mesmas datas que ocorreram as falhas no posto principal e com isso preencheram-se todas as falhas. Com todos esses dados organizados foram geradas as tabelas de período de retorno e de escoamento superficial. Para calcular a precipitação efetiva foram usados os dados do tipo de solo da bacia e ocupação do solo, tendo assim o CN (Condições de cobertura do solo) e posteriormente descobrindo o valor de S (Capacidade máxima da camada superior do solo). Os tipos de solo presente na região de Nova Olinda onde se encontra a bacia foram tirados do site do IPECE. O uso e ocupação do solo da bacia foi realizado através do programa de computador Google Earth e por meio das coordenadas do Autocad na carta planialtimétrica e usando a função de polígonos no Google Earth foi possível representar a microbacia. Conclusão: A maior precipitação foi de 157 mm, no ano de 1977, calculou-se que a probabilidade dessa precipitação ocorrer novamente é 0,022 ou 2,2%, tendo um tempo de retorno de 45 anos, e que para precipitação menor foi de 47 mm que ocorreu no ano de 2014 existindo uma probabilidade de 0,978 ou 97,8%, e um tempo de retorno de aproximadamente 1 ano. Detectou que o maior escoamento superficial ocorreu, na maior precipitação, de 157 mm em 1977 onde escoou aproximadamente 110 mm, mas o escoamento não se deu apenas pela grande precipitação, mas também pela precipitação antecedente dos últimos 5 dias que foi de 58 mm ajudando a ter esse valor de escoamento. Os tipos de solo presente na região de Nova Olinda foram os seguintes solos: Latossolo, Nitossolo, Neossolo, Vertissolo e Argissolo. A partir dos resultados das análises pluviométricas, e de uso e ocupação da bacia em estudo, pode-se concluir que, diante dos dados de precipitação disponíveis, a bacia apresenta um baixo risco de enchentes nas condições. O presente estudo pode servir de base para a implantação de alguma obra hidráulica, as informações obtidas, poderiam servir para determinar valores para vazão de pico e cota máxima de projeto.

Palavras-Chave: Pluviométrica, Escoamento, Ocupação

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC