XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Desenvolvimento de sistema de escaneamento tridimensional para confecção de calçados personalizados

Otávio Luiz de Souza1

Abner Leonel Machado2

Paulo Vinícius Pereira Pinheiro3

Introdução: Os sistemas de digitalização tridimensional atualmente disponíveis estão se tornando cada vez mais populares para a indústria. Isso porque a necessidade do aumento da qualidade e adequação dos produtos aos seus consumidores dá celeridade ao desenvolvimento. Nos últimos anos, apesar da melhoria dos métodos, técnicas de obtenção de dados e as ferramentas computacionais evoluírem consideravelmente, ainda se faz necessário grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para aumentar o acesso à essa ferramenta. Para tal, inúmeras empresas desenvolveram scanners 3D portáteis para dar acesso à essa tecnologia por projetos em pequena escala. Algumas empresas já oferecem a tecnologia voltada a inúmeros fins: prototipação, automobilística, aviação e metalurgia. Este trabalho propõe uma nova aplicação para o escaneamento tridimensional: a produção de calçados personalizados. O sistema fará um modelo real do pé do indivíduo e através da impressora 3D, um modelo em tamanho real será impresso. De posse do modelo, inúmeras indústrias fazem a confecção do calçado da forma desejada. Desta forma, um grande nicho de mercado é aberto, onde pessoas que possuam um pé com formas diferentes do modelo adotado como padrão ou portadores de alguma deficiência, poderão ter calçados mais confortáveis, anatômicos e criados geometricamente para os seus pés. Objetivo: Devida a popularização dos sistemas de digitalização tridimensional, equipamentos com essa finalidade tem atraído atenção de muitas empresas especializadas no desenvolvimento de estações e cabines de escaneamento. Na prática, elas tornam o processo mais rápido, confiável e profissional. O grupo de pesquisa FAPi3D está desenvolvendo uma plataforma de digitalização tridimensional que deverá ser usada para este fim. O objetivo específico deste projeto é desenvolver um sistema de escaneamento tridimensional completo para confecção de calçados, que envolva o sistema mecânico de escaneamento, o software de controle supervisório e o software de tratamento da imagem adquirida. Todo o sistema será supervisionado por um controlador tipo ARDUINO©. Metodologia: A pesquisa é do tipo experimental e contará com membros da comunidade para os testes de prova. Inicialmente, existe a necessidade de adaptação do eixo principal de rotação a um motor que possua a capacidade de baixa rotação constante, para que sua estabilidade seja verificada. Servomotores serão utilizados nos outros 2 graus de liberdade (elevação e rotação por seu eixo transversal). O motor principal será acionado via ARDUINO através de relés de ativação e os servomotores regulados diretamente pelo controlador. Uma interface de controle também deverá ser criada, possibilitando ao usuário o fornecimento de parâmetros como elevação e velocidade de rotação. Após o desenvolvimento do sistema mecânico, um software de aquisição e tratamento de imagens deverá ser desenvolvido. Conclusão: Com o desenvolvimento do sistema proposto, espera-se que o processo de digitalização tridimensional seja executado de forma autônoma e os resultados possam permitir a confecção de um calçado personalizado. Essa pesquisa, conforme mencionado, abre um novo nicho de mercado: onde se pode ter um calçado criado especificadamente para o seu pé.

Palavras-Chave: sistema de controle supervisório, plataforma de digitalização tridimensional, scaner 3D

3. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC