XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

TERCEIRO SETOR: O CASO DA APAC - ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS CARENTES DE JUAZEIRO DO NORTE – CE.

José Armando de Morais Neto1

Mateus do Nascimento Braga2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: Ao abordar sobre o tema terceiro setor está sendo extremamente disseminado e estudado por diversos autores que versam sobre a temática, como forma de entendimento e analisar se realmente estão cumprindo seus objetivos que é prestar um serviço a sociedade. O que antes era responsabilidade do governo, devido a ineficiência do governo ou estado em suprir todas as demandas da sociedade, seja por falta de recursos ou má administração de seus governantes, surgiu o terceiro setor, para suprir as lacunas de causas sóciais, que na verdade, sempre existiu, mas que passou a ganhar uma maior relevância a partir da segunda metade do século XX. Ao conceituar o terceiro setor são também conhecidas como Organizações Não-Governamentais - ONGs, são constituídas pelas organizações privadas sem fins lucrativos prestadoras de serviços públicos. Além disso é vista como atividades voluntárias desenvolvidas em prol da sociedade e sem fins lucrativos. As ONGs podem atuar nas seguintes áreas: educação, cidadania, lazer, cultura, saúde, cidadania, direitos humanos, meio ambiente etc. Por muitos anos os trabalhos destas foram comprometidos, pois não existia a formalização e ou padronização das normas. Algumas características são peculiares para se reconhecer uma ONGs: ser oriundas da iniciativa provada, não possuir fins lucrativos, possuir algum grau de participação voluntária, ser institucionalizadas, ou seja, ser legalmente constituídas, e autoadministradas. De tal modo que a ONG escolhida foi a Associação Protetora dos Animais Carentes Juazeiro do Norte CE, sendo caracterizada como uma associação civil, filantrópica de caráter assistencial, fundada em 2014, por três amigas, simpatizantes de animais. Tendo como finalidade a APAC o resgate, acolhimento e doações para os que desejarem. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo analisar a importância e os desafios enfrentados pela Associação Protetora dos Animais Carentes de Juazeiro o Norte CE - APAC, mostrar a atuação da APAC em Juazeiro do Norte CE, identificar os desafios enfrentados pela APAC Metodologia: No que concerne a metodologia utilizada foi através de um estudo bibliográfico, com uma pesquisa de campo do tipo exploratória, descritiva, feita a partir de entrevista com uma amostra de 3 pessoas, que são as gestoras da APAC. Conclusão: Todavia, a APAC de Juazeiro do Norte CE, existe desde 2014, foi idealizado por 3 amigas que gostavam muito de animais, sendo uma delas vereadora na cidade do Juazeiro do Norte CE, tem o objetivo de conscientizar a população de que animal não é lixo descartável, funciona com sede própria, que abriga por volta de 50 animais, criaram a lei do castramóvel, um carro próprio para castração dos animais, logo que a população liga solicitando atendimento de animais abandonados, a APAC atende cerca de 50 animais e algumas vezes resgatam para seu abrigo , estes ficam lá na sede e recebem os primeiros socorros e medicação pelo veterinário, e posteriormente são colocados para a sociedade para que os mesmos adotem os animais. Por se tratar de um ONGs sem fins lucrativos a origem dos recursos para manutenção é proveniente de doações de filantropos, sendo um desafio para APAC desde a falta de recursos financeiros, apoio da população, e a falta de incentivo governamental. Diante do exposto, percebe-se a importância da APAC, tanto para a sociedade Juazeirense quanto para os indivíduos, no que tange a saúde publica, pelo fato dos animais não ficarem nas ruas podendo proliferar doenças , assim como ajuda a quem deseja ter seu próprio animal.

Palavras-Chave: TERCEIRO SETOR, SEM FINS LUCRATIVOS, APAC

3. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ