XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Análise do Crescimento Econômico na cidade de Juazeiro do Norte

Letícia de Sá Leal Vasconcelos1

Mônique Alencar Furtado2

David Cruz Alves3

JOÃO EVANGELISTA DANTAS DOS SANTOS4

Introdução: Localizado no estado do Ceará, na região metropolitana do Cariri, a cidade de Juazeiro do Norte tem avançado muito nos últimos anos economicamente, isto por quê diversas empresas multinacionais têm se instalado na cidade, há um grande investimento na área de construção civil e além disso, as romarias contribuem bastante para o setor terciário. O principal setor da cidade é o terciário, que responde a 80% PIB municipal, isso se deve principalmente as romarias, onde o número de habitantes praticamente dobra, contribuindo tanto para os comércios (vendas de lojas, camelôs e etc.) quanto para o setor de serviços (hotelaria, taxis e etc.). Com isso, o objetivo do trabalho é analisar os dados históricos de PIB e de número de empresas da região, disponibilizados pelo Instituto brasileiro de geografia e estatística, com finalidade de verificar o crescimento econômico da cidade e perspectivas para o futuro, a partir dos dados observados Objetivo: O gráfico do PIB exibe um crescimento muito elevado, com um crescimento de aproximadamente 6 vezes em apenas 12 anos. Tanto a média quanto a mediana do PIB, apresentam uma distância considerável de seu valor máximo, de R$ 3.779.837,00, demonstrando um crescimento exponencial. O gráfico da população da cidade não demonstra um crescimento considerável, principalmente quando comparado ao PIB, apontando que o crescimento do PIB não está ligado ao crescimento populacional. A tabela de cadastro de empresas, com ênfase na linha de unidades locais, é bastante variável, fato que é notado com mais facilidade no gráfico de unidades locais de empresas em Juazeiro, e, interessantemente, o crescimento do PIB também não pode ser associado ao número de empresas, pois, como pode ser visto, é uma variável que inconstante ao longo do tempo. O gráfico apresenta uma certa tendência de aproximação à média do número de empresas do conjunto de dados analisados. Analisando o elevado crescimento do PIB e inconstância no número de empresas na cidade, podemos afirmar que o crescimento do PIB não se deu pelo investimento ou instalação de novas empresas na cidade, e, como discutido no início do trabalho, a cidade tem recebe 80 Metodologia: Para a realização deste trabalho, o estudo de caso foi realizado nos seguintes passos: 1. Coleta de dados de população, PIB e número de empresas cadastradas na cidade, no site do IBGE; 2. Transferência de dados para uma planilha Excel; 3. Geração de gráficos e equações para melhor entendimento dos dados; 4. Cálculo de média, mediana, moda e quartis para os dados; 5. Discussão dos resultados e perspectivas para o futuro. Conclusão: Nem o crescimento populacional nem o número de empresas na região justificam o crescimento tão elevado do PIB, porém, a análise realizada nesse trabalho direciona que, os possíveis fatores responsáveis pelo crescimento no PIB estão no setor terciário. Na última década o número de estudantes que optaram por estudar em escolas, faculdade ou universidades na cidade cresceu bastante, e tal fato pode estar diretamente ligado a essa variável, pois muitos desses estudantes não fazem parte da população diretamente, mas contribuem para o PIB movimentando o comercio no período em que aqui estão, assim como os romeiros.

Palavras-Chave: PIB, Crescimento, Empresas

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC