XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

MELHORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO UTILIZANDO MEDIDAS SUSTENTÁVEIS

Mônique Alencar Furtado1

Elles Frank Lopes Oliveira Lino2

David Cruz Alves3

Glauber Araujo Alencar Cartaxo4

Introdução: O trabalho foi desenvolvido na empresa C Móveis Planejados, que está localizada na cidade de Juazeiro do Norte/CE. O dono da madeireira Cícero, sofre diariamente com problemas de iluminação e temperatura e durante a visita realizada, foi possível observar que a localização geográfica do prédio desfavorece o clima do local, acarretando em um aumento significativo na temperatura interna, trazendo desconforto durante o trabalho diário e para o cliente, que entra na loja caso queira comprar algo. Objetivo: A iluminação é um dos elementos mais importantes que influenciam no exercício do trabalho na madeireira, pois além de propor um conforto visual do estabelecimento, garante também o desenvolvimento de tarefas importantes, já que a empresa trabalha com móveis projetados sob medidas específicas. Como dito anteriormente, a cidade de Juazeiro do Norte tem uma localização geográfica bastante peculiar, por receber uma radiação de máxima 6,3kWh/m²dia e mínimo de 5,19kWh/m²dia, o que é considerado bem elevado quando comparado com outras regiões do país. E como estamos tratando de temperatura, é uma preocupação que deve receber atenção. Metodologia: Para a realização deste estudo, foi adotado inicialmente a pesquisa de campo. Foi através de diversas visitas à empresa que se pode coletar uma grande quantidade de dados e recolher informações fundamentais para o processo. Através dos métodos utilizados será possível atender as necessidades da empresa da maneira que melhor se adequa à sua realidade Conclusão: O uso da garrafa pet como fonte de iluminação foi feito por Alfredo Moser, após correr um risco de um apagão em 2001. O método de construção é considerado simples e artesanal. A construção da garrafa pet funciona do seguinte modo: insere-se quase 2 litros de água na garrafa e põe cerca de 10 gotas de água sanitária, para que não haja a proliferação de algas e mantém a cristalinidade da água. Logo, corta-se a telha com o diâmetro total da garrafa pet, faz-se um lixamento para não arranhar a garrafa e inserir a garrafa com um pouco de massa de vedação para a garrafa não despenhar. Uma garrafa pet consegue ser equivalente a uma lâmpada de 40-60 watts. Como vimos anteriormente, uma garrafa pet consegue emitir uma média de 161,4 lux para a bancada de trabalho, devido ao teto ser tão alto. Vimos também, que a quantidade de lux necessário no ambiente de trabalho na madeireira é de 500 Lux, necessitando assim de 3,09 garrafas pet por trabalho, pode-se assumir então um valor 4 garrafas pets por posto de trabalho. A técnica do telhado branco é bastante simples, mas é de solução inovadora. Por refletir a maior parte dos raios solares, telhados com cores claras diminuem a temperatura interna dos ambientes. É o equivalente ao comparar duas pessoas que saem na rua, uma pessoa que está com a roupa preta, definitivamente sentirá mais calor que alguém de camisa branca. Ao aderir a técnica do telhado branco, como dito anteriormente, espera-se que a temperatura possa cair até 30% do que se espera. O uso de telhados brancos pela população tem como foco principal a diminuição da temperatura no interior das casas e, de quebra, na redução do aquecimento global e a redução no consumo de energia.

Palavras-Chave: Sustentabilidade, Iluminação, Temperatura

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA