XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

TERCEIRO SETOR ATUAÇÃO E DESAFIOS: O CASO DA ISBET CARIRI

Mateus do Nascimento Braga1

José Armando de Morais Neto2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: O referido trabalho aborda sobre o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento - ISBET foi fundada por pedagogos em São Paulo/SP há 46 anos; cuja finalidade é alocar estagiários nas organizações, possui como valores ética, responsabilidade, promoção humana, credibilidade, qualidade, tem como missão gerar prosperidade promovendo o bem-estar social e visão consolidar-se como uma entidade do terceiro setor, voltada à promoção humana, com ações efetivas na área educacional. O ISBET é uma empresa sem fins lucrativos, que sobrevive de doações de filantropia, tanto de pessoas físicas, jurídicas e organizações públicas, ela pertence ao terceiro setor, tendo algumas características possuir algum grau de participação voluntária, ser auto-administrada, é de iniciativa privada, e não possui fins lucrativos. Essas organizações foram criadas para suprir uma demanda que o governo não consegue, seja por falta de recursos, ou por má administração, ou seja, retira diretamente toda a responsabilidade do governo diante da sociedade. Objetivo: Mostrar a atuação e contribuição da ISBET Cariri no Juazeiro do Norte CE, e Analisar os desafios enfrentados pela ISBET Cariri no Juazeiro do Norte CE. Metodologia: A metodologia utilizada foi através de um estudo bibliográfico, com uma pesquisa de campo do tipo exploratória descritiva, a partir de um questionário aplicado com o gestor. Conclusão: O Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento - ISBET Cariri, existe há 46 anos, possui uma importância fundamental na sociedade, pois ela recruta, seleciona e desenvolve talentos para alocá-los nas empresas parceiras, os estudantes de nível médio e superior para serem estagiários nas organizações, oportunizando a experiência teórico – prática. Possui cerca de 50 empresas cadastradas na região do Cariri, que solicitam constantemente estagiários. Por ser uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos ela possui empresas parceiras que são filantropos dentre elas o Governo, o Ministério Público do Trabalho, Empresas do Cariri e Instituições Bancárias. Existem alguns benefícios gerados pelo ISBET que são Diminuição da Evasão Escolar, empregabilidade, Oportunidade de Empregos para Jovens, Educação, para divulgar a ONG ela utiliza se de redes sociais instagram e facebook, de ações sociais do tipo outubro rosa contra o câncer de mama, lar de idosos, contadores de histórias, creche municipal, dentre outros, e ainda visita as organizações para apresentar a proposta de adesão e o trabalho diante da sociedade. Porém possui como desafio a resistência de algumas organizações em ofertar estágios. Diante do exposto, percebe a importância do ISBET CARIRI em oportunizar os discentes estagiar em alguma organização, só restando uma maior sensibilização social para que mais empresas venham aderir a proposta do ISBET para agregar e inserir mais indivíduos no mercado de trabalho.

Palavras-Chave: TERCEIRO SETOR, CARIRI, AÇÕES SOCIAIS

3. Orientador, Graduação (Concluído), Faculdade Norte do Paraná