XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

ESTUDO DA VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PÓLO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O SETOR PRODUTIVO DA REGIÃO DO CARIRI

Mônique Alencar Furtado1

Priscila Maria Ferreira de Oliveira2

Edja Kelly Ferreira de Souza3

Paulo Vinícius Pereira Pinheiro4

Introdução: O setor secundário, também conhecido como o setor industrial, tem grande destaque na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, pois é responsável por quase 30% do Produto interno Bruto, com enfoque para as áreas de produção têxtil, folheados, artesanatos, bebidas, máquinas de costura, construção civil e metalúrgica. A recepção de cerca de 2,5 milhões de visitantes ao ano nessa cidade, por causa das romarias, torna-a um dos polos econômicos da Região metropolitana do Cariri, e, para atender a essa grande demanda, o setor industrial deve estar gradativamente em crescimento, realizando novos investimentos em tecnologia e inovação. Portanto, percebeu-se a necessidade de um Polo Tecnológico de Inovação, que promoverá o aumento da competitividade e produtividade perante a economia nacional, por meio de novas tecnologias, que será uma relevante experiência no desenvolvimento de projetos e pesquisas, visto que Juazeiro do Norte irá fortalecer um modelo de inovação voltado para o setor industrial, trazendo uma abordagem sustentável e independente. Objetivo: Analisar a viabilidade da implantação de um polo de inovação tecnológica na macrorregião do Cariri através de pesquisa de campo. Realçar na classe empresarial e fabril a constante evolução da tecnologia dos meios de produção, dando ênfase a indústria 4.0. Metodologia: Para a realização deste trabalho, a metodologia adotada será do tipo qualitativa. Através da observação e estudo dos polos de inovação no Brasil, um questionário será elaborado e aplicado às indústrias, priorizando os setores de maior destaque, com perguntas referentes a sua possível participação em um núcleo de inovação tecnológica. No momento da aplicação do questionário, o aplicador portará algumas amostras de produtos fabricados por meio de tecnologias de prototipação rápida que se adequem ao tipo de indústria que estará visitando. Antes da aplicação, o mesmo fará uma apresentação para demonstrar a aplicação daquela tecnologia na produção daquela indústria Conclusão: Este trabalho está na fase de pesquisa bibliográfica. Como resultado, espera-se confirmar o que pesquisas recentes mostram: a grande resistência do empresariado local em investir em novas tecnologias. No entanto, com a apresentação realizada pelo aluno aplicador do questionário e parcerias realizadas com a FIEEC, SENAI e NUTEC - CE, esperamos obter maioria favorável a criação do núcleo. Será a partir do núcleo que os projetos envolverão problemas e demandas do mercado, tais como o desenvolvimento de equipamentos ou como melhorar os processos para que o produto que será entregue ao cliente com eficiência e eficácia, sendo como objetivo do núcleo se enquadra na proposta das indústrias locais.

Palavras-Chave: Implementação, Pólo de Inovação tecnológica, Setor industrial do Cariri

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC