XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

O EMPODERAMENTO FEMININO NAS ORGANIZAÇÕES

Marana Paula Pereira Nascimento1

Maria Nathália de Sousa da Silva2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: Ao abordar sobre o empoderamento feminino é uma consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando nos últimos anos, o assunto está sendo disseminado e estudado com veemência, porém ainda é extremamente comum encontrar ambientes mais tradicionais e conservadores, que negam o empoderamento feminino, nos quais há inúmeras barreiras com relação à liberdade de escolha das mulheres. Há algum tempo atrás as mulheres não possuía espaço adequado para demonstrar o seu valor, agora já está mais do que comprovado que podem atuar em diversas áreas que antes eram dominadas pelos homens, sendo decorrência do poder conquistado pelas mulheres.Se trata de uma questão política, onde mulheres vem buscando seus direitos e seu lugar na sociedade. A evolução do número de mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas e o constante debate entre as principais diferenças, não apenas salariais, mas também de tratamento entre homens e mulheres no mercado de trabalho justifica a busca pelo entendimento da visão das mulheres do mercado de trabalho. De acordo com pesquisa em 2010, a Organização das Estados Unidos (ONU), lançou um documento que traz os Princípios do Empoderamento das Mulheres, que tem sido referência para diversas iniciativas no mundo corporativo e, inegavelmente, já provocou algumas mudanças neste ambiente. Estes princípios visam a igualdade de gênero e o respeito, pois diante do cenário de poder das mulheres dentro das organizações que giram em torno da disparidade salarial e da ausência de mulheres nos mais altos cargos.Não existem estudos que mostrem qualquer diferença consistente entre homens e mulheres quanto às habilidades de resolução de problemas, capacidade de análise, espírito competitivo, motivação, sociabilidade ou capacidade de aprendizagem. É relevante que entendamos que os papéis da mulher dentro das organizações precisam ser reconhecidos e dignos de méritos, sem tabus ou preconceitos, e que tais sejam vistas de modo igual, dentro do mercado de trabalho. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo geral abordar o empoderamento feminino dentro das organizações, mostrar se há diferença de gênero. Metodologia: A metodologia utilizada foi através de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica, de acordo com Marconi e Lakatos (2017) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em revistas, livros, periódicos, publicações avulsas e imprensa escrita, tendo como objetivo colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, todavia a pesquisa foi realizada a partir de diversos autores que versam sobre a temática. Conclusão: Todavia o referido trabalho ocupa-se em demonstrar as igualdades de gênero no âmbito profissional, não existindo distinção entre a capacidade de homens e mulheres no que concerne a gestão das organizações, é uma questão de atitude. Sendo assim, chega-se à conclusão, de que, não existem diferenças entre os gêneros masculinos e feminino, no que se refere à produtividade do trabalho a sapiência, e que o empoderamento feminino não é modismo, e sim veio para ficar e mostrar a atuação no mercado competindo igualmente com os homens.

Palavras-Chave: Empoderamento feminino, Gênero, Mercado de trabalho

3. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP