XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

CONSUMO DE BEBIDAS ADOCICADAS POR IDOSOS NA REGIÃO NORDESTE NO ANO DE 2017 ACOMPANHADOS PELO SISVAN

Anna Thalita Diniz Sobreira1

Wana Macedo Coelho2

Ana Vitória Matos dos Anjos3

Thayná Bezerra de Luna4

Introdução: O termo “bebidas adocicadas” diz respeito a toda e qualquer bebida de grande aporte calórico, porém baixo valor nutricional. Enquadram-se a este tipo de alimento os refrigerantes, sucos prontos, sucos em pó, etc. Em geral, o consumo excessivo destes traz riscos e consequências a saúde do indivíduo, principalmente tratando-se do público senil. Os idosos, em sua maioria, são portadores de doenças, muitas vezes crônicas que surgiram em consequência a seus hábitos alimentares errôneos. Dentre os principais relatos encontra-se o Diabetes mellitus tipo 2 que é um distúrbio metabólico causado pelos elevados índices de glicose no sangue, gerando uma resistência à insulina. O diabetes tem atingido uma gama de pessoas, causando impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo. Além disso, é uma doença que causa predisposição ao surgimento do sobrepeso e obesidade que nessa faixa etária pode se tornar ainda mais difícil de tratar devido a condições fisiológicas e anatômicas do idoso. No Brasil, as internações por diabetes têm sido constantes em decorrência, muitas vezes, de suas sequelas que incluem cegueira e amputação. Outro problema advindo da diabetes é o descaso da saúde pública brasileira que muitas vezes não distribui corretamente a insulina necessária para o tratamento do paciente, provocando um agravamento dos sintomas, dentre eles podemos citar: doenças renais, ressecamento da pele, má circulação, problemas relacionados a visão e o pé diabético que em alguns casos gera amputação do membro. Objetivo: Avaliar o consumo de bebidas adocicadas por idosos na região Nordeste no ano de 2017 com base em dados do SISVAN. Metodologia: Este estudo caracteriza-se por ser documental, realizado através da consulta a relatórios públicos disponibilizados pelo Departamento de Atenção Básica (DAB – SUS). Os relatórios foram gerados através da combinação das variáveis: Consumo Alimentar, Bebidas adocicadas, Ano de Referência (2017), Região (Nordeste), Estado (Todos), Município (Todos), Meses (Todos), Fase da Vida (Idosos), Raça (todas), Sexo (Todos), Povo ou comunidade (Todos), Escolaridade (Todos) Acompanhamentos Registrados (todos). Conclusão: O consumo alimentar referente as bebidas de caráter adocicadas por idosos na região Nordeste identificou que 3.986 (31%) dos 43.385 idosos que participaram da pesquisa relataram consumir tais bebidas. De acordo com os resultados da pesquisa, o consumo de bebidas adocicadas por idosos na região Nordeste apresenta índices aceitáveis. No entanto, a pesquisa não evidencia a quantidade de vezes ao dia que os entrevistados costumam consumi-las, por isso, é necessário que novos estudos, ainda mais criteriosos sejam feitos a fim de identificar a quantidade de bebidas consumidas ao longo do dia pelo público senil.

Palavras-Chave: Idosos, Diabetes, Bebidas adocicadas

1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN