XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

Drywall: Novo Sistema Construtivo

Paulo César de Oliveira Júnior1

Ricardo Guedes Ferreira Leite2

Akiro Meneses Chikushi3

Introdução: O consumismo exacerbado originado na Revolução Industrial fez com que se fizesse necessário uma redução ainda maior no tempo das obras construtivas. Deste modo, houveram fortes investimentos na placa de gesso acartonado, que embora criado em 1898, só começou a ser amplamente utilizado a partir da Primeira Guerra Mundial. O drywall tem aplicabilidade tanto nas construções comerciais quanto nas residenciais, substituindo paredes de alvenaria e forros, constituindo um sistema construtivo que sobreleva o emprego da alvenaria em seus aspectos estéticos e funcionais. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo discutir as questões relacionadas ao drywall, mais especificamente procedendo uma análise sobre o custo-benefício da sua utilização. Metodologia: Este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa descritiva-exploratória, havendo a coleta de informações a partir de normas, livros e artigos acadêmicos acerca do assunto. Conclusão: Sistema Construtivo é definido como “o conjunto das regras práticas, ou o resultado de sua aplicação, de uso adequado e coordenado de materiais e mão-de-obra que se associam e se coordenam para a concretização de espaços previamente programados”. Os Sistemas de Construção são formados de subsistemas, dentre eles destacam-se o estrutural, de cobertura, de instalações e vedação. Quando aos tipos de vedação, podem ser classificados em externos e internos, podem ser classificados também quanto a técnica de execução, que é por conformação ou por acoplamento seco. Embora seja uma estrutura composta praticamente por gesso, água e duas folhas de cartão especial; o gesso acartonado diferente do que o senso comum acredita, é uma estrutura que quando bem montada apresenta uma grande resistência mecânica, podendo suportar até 30 quilogramas por ponto de apoio, além de ter um bom isolamento acústico. As aplicações do uso do gesso acartonado são voltados para a construção de paredes e forros, utilizando como apoio estruturas metálicas onde são parafusados, fixados e será por meio dessas estruturas que passarão sistemas hídricos e elétricos. O sistema ainda tem encontrado dificuldade em se estabelecer no mercado de edificações residenciais, isso se dá pelo fato de muitos construtores não valorizar a importância de enxugar o cronograma físico de uma obra com finalidade residencial, unindo ainda ao cronograma financeiro de obras, muitos executores optam por vedações tradicionais. Em ramos com fins lucrativos, como torres comerciais, hotéis, shoppings e cinemas, o drywall tem sido bastante aceito, por agilizar a entrega da obra e por ter habilidades técnicas bem vantajosas: desempenho acústico, térmico, agilidade em instalações e superfície mais regular. Como vantagens podemos citar que ele fornece uma maior liberdade e qualidade arquitetônica, produz pouco entulho, ocupa menos espaço, diminui a mão de obra em até 50% por m², oferece uma montagem mais rápida e facilita reformas, manutenções e reparos. Em contrapartida, apresenta preço elevado e a necessidade de mão de obra especializada o que a torna mais cara e difícil de ser encontrada.

Palavras-Chave: Sistemas Construtivos, Edificações, Vedação

3. Orientador, Especialização (Concluído), FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN