XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Conhecendo seu espaço : A escola como provedora de direitos.

Maria Eduarda Emidio Lourenco1

Júlia Maria Pinheiro de Sousa2

Cicera Roberta Martins Cardoso3

Risomar Gomes Monteiro Fialho4

Introdução: Cogita-se, com muita frequência a finalidade e eficácia dos Direitos Humanos, todavia, o que vemos na verdade são refutações sem fundamento algum, ocorre que estamos formando jovens movidos por discursos sem erudição qualquer do tema em questão. É essencial termos conhecimento dos nossos direitos, tanto para que possamos cobrar mais das três esferas governamentais (município, estado e união), como também respeitar o terceiro que necessite ser amparado por tal seguridade, e consequentemente possamos especular e altercar sobre eles. Uma maneira efetiva de se inserir tal costume de estudar os DH ( Direitos Humanos), seria subsumir este conteúdo nas escolas de ensino fundamental II, precisamente nos 9° ano, período este da adolescência que estão construindo opiniões sobre todo o meio que os envolvem, assim como levar em consideração que tudo se inicia com a educação, para desenvolver algo com efetividade é necessário que comece da raiz do problema. Dessa forma pensamos em elaborar um planejamento que envolva mesmo que superficialmente, conteúdo que explique “o que é?, pra que serve?, pra quem é?, porque existem?, qual a importância de sua existência e validade?, e porque devo ter conhecer? “, para ser implantado nas escolas de ensino fundamental II , e posteriormente o ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte/CE. Objetivo: O objetivo em relação ao público-alvo é instigar o estudo ao direito humano pelas escolas de nível médio, bem como encorajar o senso crítico e enriquecer a carga de conhecimento dos alunos, sendo um benefício tanto para vida acadêmica, quanto a social, para assimilar condutas do cotidiano sociopolíticas ao que rege tal legislação, construindo uma opinião fundamentada e que alcance compreensão. Outro objetivo é a criação de um projeto mais robustos, e voluntário, para que possamos ampliar para outros municípios vizinhos, e com isso criar documentos comparativos da importância da implantação desta matéria nas redes de educação, e futuramente apresentar nas câmaras municipais para criar um dispositivo legal de incentivo e efetivação de tal disciplina. Metodologia: O trabalho será desenvolvido através de oficinas, ministradas pela autora e coautores, recebendo orientação e supervisão anteriormente da nossa orientadora, pesquisas em grupos, rodas de conversas, e finalizando com um pequeno relatório, os materiais utilizados serão textos, slides e dinâmicas referentes ao tema, para que seja possível captar atenção dos alunos, e incentiva-los a querer pesquisar e debater sobre o assunto. Tais atividades serão desenvolvidas em sala de aula e laboratório de informática da escola, cada um em momentos oportunos para o momento de exposição do conteúdo, como também de pesquisa e apresentação dos próprios alunos, totalizando 5(cinco) encontros com cada sala das escolas voluntárias. Conclusão: Os resultados serão expostos através de questionários e relatos dos alunos participantes dessas ações, contendo opinião sobre a ideia de implantar tal mecanismo nas escolas, uma vez que deixaremos fixado a importância de conhecer nossos direitos como cidadãos, e as vantagens de se entender a finalidade dos mesmos.

Palavras-Chave: Direitos humanos;, educação na escola;, senso crítico.

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA