XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

TERCEIRO SETOR: O CASO DO ORFANATO JESUS MARIA JOSÉ EM JUAZEIRO DO NORTE – CE.

Lorena Beatriz de Medeiros1

Kathia Correia de Oliveira2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: O terceiro setor está sendo uma temática discutida por diversos autores, acerca dessa prestação de serviço, o que antes era responsabilidade do governo, devido a ineficiência do governo em suprir todas as demandas da sociedade, seja pela má administração ou pela falta de recursos. Ao conceituar o terceiro setor ou Organizações Não-Governamentais - ONGs, são constituídas pelas organizações privadas sem fins lucrativos prestadoras de serviços públicos, são atividades voluntárias desenvolvidas em prol da sociedade e sem fins lucrativos, podendo atuar nas seguintes áreas:saúde, educação, cidadania, lazer, cultura, cidadania, direitos humanos, meio ambiente etc. Existem algumas características específicas para reconhecer uma ONGs: ser oriundas da iniciativa provada, não possuir fins lucrativos, possuir algum grau de participação voluntária, ser institucionalizadas, ou seja, ser legalmente constituídas, e auto administradas. De tal modo que a ONG escolhida foi o orfanato Jesus Maria José em Juazeiro do Norte CE, sendo caracterizada como uma associação civil, filantrópica de caráter assistencial, fundado pelo Padre Cícero Romão Batista, em 08 de abril de 1916, o orfanato atravessou seu primeiro século de existência fazendo jus aos desejos e visões que Padre Cícero tinha para esta instituição: amparar, orientar e alimentar com prosperidade a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As beatas Joana Tertuliana de Jesus - a “Beata Mocinha”, Raimunda de Jesus e Maria Franca de Menezes eram responsáveis por zelar pelas crianças e jovens do local. Embora a fama de “orfanato” tenha se difundido fortemente, o local nunca teve como intuito principal receber e encaminhar crianças órfãs para a adoção, já que esta é uma atribuição judicial. Desde o princípio, o grande objetivo do Padre Cícero foi preparar estes adolescentes para uma vida equilibrada e próspera. O Orfanato fica localizado na Rua Coronel Antônio Pereira, n° 64 – Bairro Salesianos. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo geral analisar a importância e os desafios enfrentados pela orfanato Jesus Maria José em Juazeiro o Norte CE, e objetivos específicos mostrar a atuação do orfanato em Juazeiro do Norte CE, identificar os desafios enfrentados pelo orfanato. Metodologia: No que concerne a metodologia utilizada foi através de um estudo bibliográfico, com uma pesquisa de campo do tipo exploratória, descritiva, feita a partir de entrevista s gestora do orfanato. Conclusão: Todavia, o orfanato tem a missão de atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; por meio das ações de socioeducativa; cujos valores são: fé, gratidão, respeito, ética, disciplina, responsabilidade, compromisso, solidariedade e transparência, e visão ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pelas ações de proteção e inclusão social por meio da promoção do empoderamento juvenil. O publico – alvo são crianças, adolescentes e famílias, atendem 86 pessoas, ofertando os seguintes serviços para crianças carentes que estão a margem da sociedade atividades tais como: Canto coral, flauta doce, apoio escolar, escola de cidadania, filmes, roda de conversas e palestra educativas. A instituição contribui para o desenvolver as habilidades por meio das oficinas; Conhecimento do universo das artes visuais; resolução dos conflitos nas relações pessoais e interpessoal no convívio comunitário e familiar; prevenção do uso e manipulação das drogas e prostituição infantil, por meio das orientações individual e coletivo (roda de conversa); despertar o senso crítico sobre o ser criança etc. existem alguns desafios que são a escassez de recursos financeiros ,falta de apoio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (SEDEST), a desistência de alguns voluntários, a instituição não possuir doadores fixos.

Palavras-Chave: Organizações não-governamentais, orfanato, sem fins lucrativos

3. Orientador, Doutorado (Concluído), Faculdade Norte do Paraná