XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS

Matheus Alcantara Lopes1

Cícero Eudes Macedo Ribeiro2

Anderson Ramom do Amaral Leite3

Introdução: Planejamento Estratégico é a determinação de objetivos futuros, que a empresa pretende alcançar, e para que isso aconteça se faz necessário traçar caminhos pelos quais seja possível atingir o objetivo desejado. Para Oliveira (2014) Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando a otimização do grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ao tratarmos do tema Planejamento Estratégico, procuramos entender qual o impacto que ele pode causar a uma organização. Sendo que é extremamente importante que empresa tenha diretrizes bases que regem uma organização, para dar um norte a organização, e também para torna possível traçar objetivos que estejam alinhados a visão da mesma, e a partir disso criar estratégias que levem ao objetivo desejado. Nesse trabalho, realizou-se um Diagnóstico e Intervenção em uma empresa de móveis na cidade de Farias Brito, como processo constituinte do Planejamento Estratégico para implantação de melhorias. O processo de Diagnóstico e Intervenção é importante pois traz para a empresa oportunidade de realizar análise externa e interna e, com isso, perceber sistemicamente tanto oportunidades ainda não exploradas como pontos fracos que podem ser aniquilados. Objetivo: Esse presente trabalho tem como principal objetivo realizar um Diagnóstico empresarial para identificar problemas ou oportunidades e, a partir desses achados, propor uma Intervenção que traga soluções viáveis para a empresa. Metodologia: A metodologia usada trata-se de uma abordagem qualitativa descritiva, quanto aos procedimentos refere-se ao estudo de caso, que é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos” (YIN, 2001 p. 33). Realizou-se visita de campo junto a empresa com observação dos processos bem como seu mapeamento por meio de fluxograma. Também aplicamos questionários, com amostra de 30 clientes da loja, para compreender o nível de atendimento da loja bem como a percepção do layout. Ainda dois gestores foram entrevistados complementando a observação realizada no local. Conclusão: Tendo em vista que com a análise, percebeu-se que a empresa não havia estruturado as diretrizes bases que regem uma organização, além disso identificou-se problemas no caixa e layout da empresa. Dessa forma após observação, buscamos soluções viáveis considerando evidentemente, o contexto no qual a organização está inserida, levando em conta a cultura da empresa e do proprietário, as características da comunidade e dos clientes, bem como o mercado e os concorrentes da empresa. Inicialmente mediante uma discussão com dois gestores estabelecemos diretrizes bases. Com isso analisemos o mercado de móveis, identificando as tendências, e também foi feito uma análise concorrencial a partir dos diferenciais competitivos e os fatores críticos de sucesso, resultando nos pontos de layout e espaço físico como quesitos a melhorar. Dessa maneira foi proposto uma remodelagem no layout da empresa, de maneira que foi feita uma mudança nas disposições dos produtos na loja, mudando sua forma de organização, além de propor a retirada de uma parede que atrapalhava a organização dos produtos. Além disso a própria mudança no layout ajudaria para dar mais espaço para o caixa, no qual também deveria aumentar de um para três caixas disponíveis para os clientes, principalmente em épocas de pico mensal. Sendo que a principal reclamação constatada na pesquisa realizada com mais de 30 clientes da loja, foi na grande fila que havia para a realização do pagamento. Dessa forma, essas mudanças propostas seriam muito importantes para o progresso da empresa.

Palavras-Chave: Planejamento Estratégico, Planejamento, Empresa de Móveis

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP