XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Jogos eletrônicos como forma de tratamento

Bruno Marçal Lopes1

Matheus Pereira da Silva2

Jonathas Silva Duarte3

Danilo Victor Barbosa da Costa4

Introdução: Os brasileiros acima de 60 anos representam 29 milhões de toda a população e a estimativa é de que o número chegue a 73 milhões até 2060, segundo os dados do censo realizado pelo IBGE em 2019. Isto tem influenciado nos hábitos da população, permitindo um crescimento no número de idosos que praticam alguma atividade física ou acabam optando por uma alimentação mais saudável e essa busca por uma vida mais ativa só tende a crescer. O aumento da população geriátrica, tem influenciado um aumento de estudos sobre qualidade de vida dos mesmos, bem como na inovação de tratamentos das enfermidades que são consequência das limitações das pessoas com idade avançada. Diante desse contexto, estudo tem apontado que jogos surgem como uma nova alternativa para o tratamento e prevenção dos problemas que surgem na população dos idosos. Logo, esta pesquisa busca entender potencial dos jogos quando aplicados ao desenvolvimento da qualidade de vida de pessoas idosas. Objetivo: Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura buscando responder se (1) " Como os jogos eletrônicos podem impactar na vida de pessoas idosas?", (2) "Quais os benefícios a saúde que jogos eletrônicos podem ter?", (3) "Quais os prejuízos a saúde que jogos eletrônicos podem provocar?", apresentando os jogos eletrônicos como um meio de entretenimento e um possível método eficaz de tratamento e prevenção.Se utilizado de maneira adequada é capaz de auxiliar inúmeras pessoas. Desse modo, concentrando a abordagem nas relações de existentes entre os jogos e a medicina geriátrica, e às possíveis novas relações que podem surgir. Metodologia: Este trabalho irá utilizar como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) no ano de 2019 para fundamentação teórica de todo o processo, e também, os trabalhos indexados pelo google acadêmico. Ao longo da confecção da pesquisa as bibliografias consultadas e métodos utilizados serão descritos detalhadamente e citados, conforme o avanço da pesquisa com a finalidade de esclarecimento e embasamento científico. De início os estudos bibliográficos, juntamente com os dados apurados pelo censo do IBGE, vão estabelecer a base da pesquisa para a partir disso serem definidos as resoluções dos objetivos determinados como guia para o andamento desta revisão sistemática. Conclusão: Os resultados obtidos serão expostos com a conclusão da pesquisa. Desde o simples ato de identificar seu personagem em uma jogatina cooperativa até mesmo os quebra-cabeças mais complexos, o uso adequado dos jogos eletrônicos em tratamentos se faz viável tendo em vista toda a gama de alternativas que o ambiente virtual oferece. Otimizando a recuperação das habilidades motoras e cognitivas ,bem como a sua prevenção.

Palavras-Chave: Jogos, Tratamento, Idosos

4. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Federal de Alagoas