XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

Estudo da acessibilidade no marketing

Davi Fernandes da Silva Bezerra Máximo1

Cesar Augusto Cusin2

Introdução: Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, é para se ter um acesso mais fácil, no presente artigo mostra-se as dificuldades que Pessoas com deficiência (PcD) enfrentam para consumir, poucas empresas dão destaque a elas, mas algumas percebem seu potencial de consumo, buscando soluções para atender suas necessidades no momento de comprar, obtendo-se acessibilidade. De acordo com o IBGE, no ano de 2010, foi apontado que a proporção das PcD na população brasileira era de 6,7%, e mesmo ocupando boa parte da população que gasta diariamente, ainda assim, enfrentam vários desafios para consumir, sendo muitas vezes menosprezados recebendo péssimos atendimentos, parecendo invisíveis para muitas empresas. No decorrer dos anos, algumas empresas vêm se movimentando e buscando melhorias criando marketings para venda de produtos e melhor desenvolvimento, analisando formas de incentivar a inclusão das PcD para comprarem seus produtos, reconhecendo o papel do marketing na construção de ambiente adequado e mostrando seus benefícios. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo principal analisar mudanças que podem ser atribuídas com a utilização da acessibilidade no marketing, tornando o ambiente incluso, acessível e adequado, fazendo estratégias para o ganho das PcD como consumidores, um exemplo foi o comercial feito pela Johnson em homenagem as mães, onde colocaram uma criança com síndrome de Down mostrando uma relação de igualdade, fazendo com que chamasse a atenção para a venda do seu produto, mostrando que todo bebê pode usar os produtos da Johnson. Algumas dessas mudanças que podem ser feitas são: tradução simultânea para libras em seus anúncios audiovisuais como no exemplo do comercial da Volkswagen Tiguan – tradutor, ilustrações e animações 2D como no comercial da Tapete Gelado (Jampo Pet) onde pessoas que não ouvem podem entender através de imagens e ilustrações, vídeos com imagens repetitivas como na propaganda institucional Alzheimer Holanda, panfletos de ofertas feitos em Braile para deficientes visuais, anúncios digitais, o PCEye Explore mostra um mouse ocular para deficientes motores que permite usar o computador onde se tem a interação entre o usuário e a máquina através do olhar, mídias sociais e outdoors do tipo de teste de Ishihara que se faz em consultas médicas para testar a visão, como no exemplo da campanha da Coca-Cola da Dinamarca. Metodologia: Este é um artigo do tipo explicativo, onde os métodos utilizados para pesquisa foram: pesquisas feitas em sites e artigos acadêmicos relacionados ao assunto, examinando meios de marketing para PcD, fazendo análises da relação do vendedor com os clientes, observando comerciais que foram feitos direcionadas a elas até se chegar a conclusão. Conclusão: Conclui-se que existem poucos vendedores e operadores de serviços treinados para atender um cliente com deficiência e funcionários especializados na linguagem de sinais tanto na tv como em pequenas e grandes empresas, o artigo expõe estratégias que foram utilizadas por algumas empresas para vender produtos para essas pessoas, encontra-se alguns métodos de marketing utilizados para vendas específicas, resolvendo assim a problemática do artigo, onde pequenas e grandes empresas podem empreender métodos de marketing para solucionar as melhores formas de publicidade para as PcD.

Palavras-Chave: acessibilidade, marketing, estratégias

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP