XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

Práticas do Buzz Marketing

Carla Beatriz de Carvalho Oliveira1

Aline Sinério Souza Lima2

Suelena Ferreira de Oliveira3

Introdução: Hodiernamente tem se usado práticas de Buzz Marketing nas empresas. Uma técnica utilizada para gerar o aumento de engajamento das distribuições de propagandas de um produto. As empresas que optam por meios digitais, procuram retorno atribuindo as suas publicações e anúncios com o intuito de gerar comentários, curtidas e principalmente os compartilhamentos. Para Leitão et al. (2009, p. 4), o buzz marketing se trata de “uma técnica baseada no valor conversacional que utiliza uma ação de marketing roteirizada para gerar a transferência de informações através das redes sociais”. O cliente é essencial para a aplicação desta técnica, uma vez que passa a se tornar um agente central do processo de transmissão de comunicação. Nesse contexto, o buzz marketing tem como seu objetivo chamar atenção das pessoas para a marca e influenciá-las a um boca a boca incentivando-as a conversarem sobre o assunto em um ambiente físico, ultrapassando a barreira do ambiente virtual. As marcas buscam inovar diariamente, utilizando técnicas que diferenciam seus produtos do tradicional, atraindo a atenção do consumidor. A prática do buzz marketing ganha destaque, quando os consumidores estão esgotados das propagandas, deste modo buscam novas formas de adquirir informações sobre produtos. Quando se sentem interessados e atraídos pela informação, os clientes repassam o conteúdo, compartilhando e transferindo a ideia. Para efetuar uma estratégia de buzz marketing é necessário considerar o perfil dos consumidores, as pessoas precisam contar suas experiências, tendo em vista, a criação de eventos. Esta é uma estratégia utilizada com o intuito de expansão efetiva e rápida das notícias. Observa-se que a finalidade do buzz marketing é gerar publicidade espontânea, , estabelecendo parâmetros de divulgação para os consumidores colaborarem. Deve-se dar assuntos para que as pessoas possam conversar, gerando assim o que é chamado de buzz. Para tais fins, aplica-se seis principais gatilhos que são: Tabus, assuntos polêmicos que os indivíduos evitam falar e tomar partido. Incomum, são propagandas diferentes e criativas que chamam atenção com ferramentas como o photoshop. Notável, são ações que mexem com as emoções de forma que as pessoas se sintam tocadas. Espantoso, aquilo que causa susto e deixa dúvida de como foi simulado aquilo. Engraçado, propagandas que usam o humor para atingir o público e faz com que elas compartilhem para outras pessoas sorrirem também. Secreto, instiga curiosidade e gera interesse em saber o significado. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo geral explicar o buzz marketing sob a perspectiva da geração espontânea de informação. Para tanto considerou-se como objetivos específicos: contextualizar o buzz marketing e descrever como a técnica pode ser utilizada. Metodologia: Este estudo, quanto à classificação de objetivos, é de caráter exploratório. Para Gil (2002), a pesquisa exploratória tem a finalidade de aprimorar ideias e na maioria dos casos, conforme o autor, inclui levantamento bibliográfico. Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida com base em dados bibliográficos, isto é, foram utilizados livros e artigos para dar respaldo teórico ao estudo. Quanto a abordagem o enfoque foi qualitativo. Conclusão: Compreendeu-se, da análise realizada, que o buzz marketing é uma técnica que impulsiona o cliente a contribuir com as empresas no que se refere ao compartilhamento de informações. Tais compartilhamentos demonstram engajamento de consumidores e impactam diretamente na disseminação de conteúdos que são efetivamente interessantes para a organização.

Palavras-Chave: Buzz marketing, comunicação, estrategias

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Graduação (Concluído), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)