XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DA INADEQUAÇÃO DOMICILIAR NO ESTADO DO CEARÁ.

Yone de Alencar Ferreira1

Thays Alves de Sousa2

Maria Luisa Farias Grangeiro3

José Maria Ferreira Pontes Neto4

Introdução: A moradia é um bem indispensável na vida do ser humano. Seguido da alimentação e da vestimenta, a habitação é um direito essencial para a sobrevivência humana, sobretudo para o homem contemporâneo. O surgimento e avanço das cidades, foram fundamentais para a humanidade, no entanto, agentes desestabilizadores como a desigualdade social, falta de planejamento urbano e acúmulo descontrolado da população, levou a questão da habitação a ser um dos temas de maior relevância e discussão da contemporaneidade. Segundo o relatório da Fundação João Pinheiro (2015), no Brasil, as demandas relacionadas as necessidades habitacionais derivam de duas questões, são elas: A inadequação domiciliar (déficit qualitativo) e o déficit habitacional (déficit quantitativo). Esse último estabelece a criação de novas unidades habitacionais, cuja finalidade é a reposição ou substituição das unidades que se enquadram nessa categoria. Atualmente, boa parte das iniciativas públicas tem-se voltado para construção e financiamento de novas moradias, objetivando reduzir o contexto de déficit habitacional. A priorização pela construção, entretanto, acaba prescindindo o outro lado do cenário habitacional, que é o déficit qualitativo, que são as moradias existentes com necessidade de reforma por estarem inadequadas para uso. As edificações residenciais existentes, não sujeitas a manutenções preventivas ou corretivas, podem leva-las a categoria de reposição, por caracterizar-se imprópria definitivamente para o uso. Objetivo: Quanto ao objetivo geral, essa pesquisa visa abordar estratégias práticas para a redução das inadequações domiciliares no estado do Ceará. Quantos aos objetivos específicos, constitui-se em identificar os principais índices de inadequação domiciliar no estado do Ceará, abordar estratégias existentes que contribuem para qualidade habitacional e analisar os benefícios se aplicados no estado do Ceará. Metodologia: No que se refere a finalidade, a pesquisa assume caráter básica estratégica, pois serão lançados alguns fundamentos que visão a promoção da qualidade de moradia. Concernente aos objetivos, a pesquisa classifica-se em descritiva, expondo os assuntos abordados em trabalhos acadêmicos e relatórios estatísticos. Quanto aos dados descritos serão abordados de forma quantitativa, expondo os números e porcentagens referente aos estudos realizados pela Fundação João Pinheiro. Por fim, os procedimentos utilizados na pesquisa, baseiam-se em estudos bibliográficos e documentais. O artigo desenvolve-se em três etapas, sendo a primeira delas composta pela descrição de toda revisão bibliográfica referente ao tema, expondo definições e apresentando dados e informações contidas em relatórios nacionais e mundiais. A segunda etapa baseia-se na seleção e descrição de estratégias práticas já existentes que contribuem para qualidade habitacional, por fim, a última etapa consiste na análise dos benefícios trazidos em âmbito estadual na implementação dessas iniciativas. Conclusão: É evidente a relevância da questão exposta, sua conjuntura agrava problemas de saúde, segurança e desigualdade social. No Brasil, a superficialidade das políticas aplicadas impossibilitam a redução das necessidades habitacionais, por essa razão, se faz necessárias alternativas práticas com retornos eficientes. A adoção de estratégias práticas, no contexto cearense, possibilitaria maior acesso das famílias de baixa renda ao serviço e a produção habitacional de qualidade, reduzindo as ocorrências de moradias inadequadas, além disso, fortaleceria a construção da participação e compressão social, abrindo espaço para um desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chave: Inadequação domiciliar, Estratégias práticas, Qualidade habitacional

4. Orientador, Especialização (Concluído), FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS