XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) COMO AGREGADO PARA MISTURA ASFÁLTICA

Caroline Assis da Silva1

Cícero Nazareno Macêdo Cruz2

GLEICIANE SALES DE SOUZA3

Leonardo José Silva de Souza4

Introdução: De acordo com Vilhena (2007), o setor da construção civil é atualmente um dos maiores geradores de impactos ambientais. Segundo o mesmo autor, qualquer atividade que envolva a construção, operação e demolição de edifícios provoca a devastação do meio ambiente, por meio da extração abusiva dos recursos naturais e geração de resíduos. Tendo em vista o potencial de crescimento nos setores de estradas e rodovias, muitas empresas têm investido em pesquisas relacionadas à utilização de materiais alternativos, como os agregados reciclados, a fim de minimizar os impactos causados na natureza para obtenção de matéria prima. O revestimento asfáltico é a camada final do pavimento, composta por agregados e ligantes asfálticos, que tem como objetivo receber as tensões do tráfego e dissipá-las nas camadas de base servindo também como agente impermeabilizante do solo, fornecendo maior segurança e conforto para a pista de rolamento. Em contrapartida o resíduo de construção e demolição é um rico material com grande potencial de reaproveitamento para pavimentação, pois, não apresenta em sua composição materiais orgânicos ou nocivos. Objetivo: Aliado a esse contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar a utilização dos resíduos de construção e demolição (RCD) como agregado para a massa asfáltica, visando substituir integralmente os materiais extraídos da natureza. Metodologia: A metodologia utilizada foi realização de ensaios experimentais visando a caracterização do resíduo de construção e demolição, para sua posterior aplicação na composição da mistura, obedecendo as etapas seguintes: *Escolha dos agregados O RCD utilizado neste trabalho foi coletado de uma residência que seria demolida nas proximidades do local de estudo. O mesmo foi coletado manualmente e separadamente de acordo com os 4 tipos de graduação disponíveis no britador, em sacos de nylon de 50 kg, resultando em 4 sacos e totalizando 200 Kg. *Seleção do Material O material escolhido para o estudo trata-se da reciclagem de resíduos de construção e demolição de obras civis, provenientes da britagem de peças de concreto armado, especificamente, vigas e pilares onde sua composição básica é constituída de aglomerantes, agregados e aço. *Britagem A britagem do material inicia após a separação do aço da estrutura de concreto, transformando as placas de concreto em agregados reciclados. *Análise e Coleta do Material Britado Foram coletados para análise quatro resultados de agregados provenientes da britagem com objetivo de substituir respectivamente a brita 1, brita 0, areia e pó de brita, usualmente utilizadas em pavimentação. *Ligante O ligante utilizado foi o CAP 50/70 – Cimento Asfáltico de Petróleo, material proveniente da destilação de petróleo, semissólido a baixas temperaturas, visco elástico à temperatura ambiente e líquido a altas temperaturas. Conclusão: A busca por melhorias sustentáveis, tecnológicas e novas alternativas, é cada vez maior em todos os setores da construção civil. Em pavimentação, por exemplo, devido ao alto custo de fabricação da massa asfáltica, faz- se necessário a realização de estudos de materiais alternativos mais baratos e sustentáveis, que garantam a resistência e longevidade do produto, diminuindo ainda o custo final de fabricação. Com a reciclagem do RCD, temos benefícios em ordem social, econômica e ambiental, levando em conta que todo trabalho resume-se em dar uma destinação final a um material reciclado e poupar a extração natural de outro.

Palavras-Chave: Resíduo, Agregado, Pavimentação

3. Co-autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG