XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

A Mulher Cearense Frente ao Mercado de Trabalho.

Beatriz Celina Cartaxo Medeiros de Araújo1

Iara Maria Oliveira Gomes2

Michelle Thamyles do Nascimento Melo3

Introdução: É importante entender que ainda permeiam vestígios de uma cultura que na teoria é dita como superada. Desde os tempos mais remotos, é possível ver uma desigualdade de gênero, as mulheres por muitas vezes foram vistas como cuidadoras do lar e submissas. A população feminina cearense representa 52,1 Objetivo: O intuito da pesquisa é descobrir maneiras práticas e viáveis que visem amenizar ou até mesmo por fim a essa cultura que há tempos está enraizada na sociedade. É perceptível que o assunto em foco tem necessidade de ser discutido, e que por vezes o senso comum é utilizado para executar tal tarefa, porém, um dos objetivos da pesquisa é debater o assunto e utilizar-se de dados recentes que demonstram diferenciações em escala, e assim, através de uma mudança no olhar, adquirir o senso crítico e por conseguinte, achar soluções compatíveis. Metodologia: Para um resultado aprofundado e abrangente a modalidade utilizada para pesquisa foi a quantitativa, visto que os dados utilizados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, correspondendo ao período de 2012 a 2018, é importante relatar também que foram analisados diversos artigos, e que todas as pesquisas fornecem dados para que se comprovem o objetivo geral, que é analisar a mulher cearense frente ao ambiente de trabalho. Conclusão: Portanto, em relação à presença feminina cearense no mercado de trabalho, é observado que elas ainda são minoria, no 4º trimestre de 2018, a taxa de atuação masculina de 14 anos ou idade superior no Ceará foi de 60,6%, enquanto que a taxa de atuação feminina foi de 41,0%. Em termos de resultados é possível analisar que a mulher embora já tenha conquistado vários direitos, ainda luta contra a desigualdade. Há dois parâmetros no qual ela se submete. O primeiro parâmetro seria a licença paternidade, a diferença de dias existentes para a retirada de licença materna e paterna acaba dando margem para que o empregador escolha de forma discriminatória seus empregados, o outro parâmetro seria com relação a diferença salarial, é possível ver a discrepância entre os gêneros, embora por vezes trabalharem no mesmo setor da empresa. Em síntese, é relevante observar as grandes diferenciações que permeiam no cotidiano da mulher cearense e que falar de mulher e ambiente de trabalho nunca será saturador, pelo contrário, será forma de luta pela igualdade e respeito.

Palavras-Chave: Mulher Cearense., Desafio., Trabalho.

3. Orientador, Mestrado (Concluído), PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC