XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Melissa Link Feitosa Coutinho Rodrigues1

Marcelo Rodrigues de Oliveira2

Orlando Júnior Viana Macedo3

Introdução: O presente estudo versa sobre o tema violência contra as mulheres. A definição do tema se atribuiu ao reconhecimento da importância de tal temática atualmente, bem como pelo fato de os profissionais de Arquitetura e Urbanismo poderem contribuir na melhora da qualidade de vida do público do projeto. Buscou-se, dessa forma, compreender as necessidades dessas pessoas, fornecendo transformação para o desenvolvimento delas, projetando espaços que visam, minimizar o sentimento de abandono, oferecendo conforto, bem-estar e dignidade. Diante do atual cenário, tem sido constantemente veiculado na mídia impressa, televisiva e nas redes sociais, casos de violência contra as mulheres. Segundo estudos do Escritório das Nações Unidas para Crime e Drogas - UNODC, a taxa de homicídios femininos global foi de 2,3 mortes para cada 100 mil mulheres em 2017. No Brasil, segundo os dados divulgados hoje relativos a 2018, a taxa é de 4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil mulheres, ou seja, 74% superior à média mundial. (BUENO; LIMA, 2019). Objetivo: Considera-se, então necessário, atender as necessidades dessas pessoas, fornecendo transformação para o desenvolvimento delas, auxiliando no que diz respeito a qualidade de vida dessas mulheres que sofrem ou sofreram alguma violência. Foi eleito como objetivo geral levantar dados que subsidiem a construção de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de Referência em atendimento a mulheres vítimas de violência. Metodologia: Trata-se um estudo exploratório e descritivo, conduzido por meio de pesquisa bibliográfica. Priorizou-se artigos científicos publicados online, por meio da base de dados Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. Por meio da análise da literatura identificou-se as origens da violência contra a mulher, constatou-se que o planejamento de espaços que tragam segurança e auxílio a vítimas de violência feminina deve ser pensado especialmente para esse público. Concluiu-se que a violência feminina é apenas uma das particularidades urbanísticas que justificam a necessidade de um espaço que possa acolher e conduzir as vítimas de violência doméstica e familiar no processo seguinte a agressão, integrando assim a arquitetura e urbanismo neste processo de humanização. Dessa forma, buscou-se identificar pesquisadores renomados na temática vulnerabilidade e violência contra mulher, por entender que tal percurso metodológico proporcionaria consistência no desenvolvimento do presente trabalho. Justifica-se, dessa forma, a utilização da pesquisa como técnica de coleta de dados pelo fato de a mesma possibilitar ao pesquisador, a vantagem de poder alcançar uma gama de informações mais ampla, quando comparado ao que faria por meio de pesquisa direta, conforme sinaliza Gil (2008). Conclusão: Tais estudos possibilitaram atingir os objetivos da pesquisa, contribuindo para a elaboração do Anteprojeto do Centro para Mulheres em Vulnerabilidade Social vítimas da violência doméstica e familiar. A comparação entre os estudos de caso, permitiu que na construção de programas de assistência a mulher, contemple o acolhimento das mesmas juntamente com seus filhos, que estão socialmente vulnerais. Englobando a “forma” como o espaço que é transformador do modelo familiar, rompendo a disposição institucional, passando a transmitir a ideia de Lar, dando maior sentimento de pertencimento ao lugar. De modo que os direcionamentos a serem executados nas próximas etapas deste estudo, vise a elaboração do anteprojeto arquitetônico do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência, seja ela de qualquer tipificação. Propondo abrigos temporários de forma que evidencie o espaço como identificador dessas pessoas com necessidades características e a relação de integração ao conjunto social. Tendo em vista as relações interpessoais que irão beneficia-las na recuperação através dos ambientes propostos e como essas acomodações se relacionam com todos os setores necessários do programa.

Palavras-Chave: VIOLÊNCIA, MULHER, VULNERABILIDADE

3. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB